Fale conosco

O que vc está procurando?

Cinema e TV

Conheça 5 mulheres negras que arrasam por trás das câmeras

Conheça 5 mulheres negras que arrasam por trás das câmeras
Conheça 5 mulheres negras que arrasam por trás das câmeras

A cada dia que passa, profissionais negras do audiovisual e do entretenimento ocupam cada vez mais espaços. No entanto, todos nós sabemos que o mercado do entretenimento – tanto quem produz, quanto quem consome – ainda tem muito o que melhorar, principalmente quando o assunto é representatividade.

+ 5 séries com protagonistas negros que você precisa conhecer

Segundo um estudo feito pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, as mulheres representavam 48,5% da sociedade. E, mesmo assim, nos filmes brasileiros, em 2016,  as mulheres representaram 40% do elenco, já os negros, apenas 13,3%. Em 75,3% dos longas nacionais, os negros são, no máximo, 20% do elenco. Além disso, precisamos ressaltar que, quando essa parcela fazia aparições, quase sempre estavam ligadas à estereótipos racistas.

+ Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer

No backstage, a representatividade também é ínfima. Em uma pesquisa de diversidade de gênero e raça divulgada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2018, mostrou que homens brancos são a maioria entre os diretores (75,4%), produtores (59,9%) e também nos elencos. Sendo que mulheres negras ficam de fora de diversas categorias, aparecendo na lista apenas como produtoras-executivas, entre 1% e 3% de ocupação.

Hoje, embora seja possível ver um aumento notável de mulheres ocupando esse setor, ainda é nossa responsabilidade dar cada vez mais palco para essas profissionais. Pensando nisso, a todateen separou cinco mulheres negras que arrasam por trás das câmeras que vocês precisam conhecer.

+ Fim do cinema? Especialista de Hollywood explica o que será da indústria do entretenimento no pós-pandemia

Confira!

kenya sade, gerente de programação

Kenya Sade tem 26 anos, é jornalista e estagiou por mais de dois anos na TV Cultura, onde se apaixonou pelo jornalismo televisivo.

Em 2018 fez um intercâmbio para Irlanda e deu início ao projeto autoral Pretas Pelo Globo, uma plataforma colaborativa que celebra e traz visibilidade às conquistas de mulheres negras espalhadas pelo mundo. A jovem comanda toda a grade de programação da Trace Brasil, que dedica 24 horas a conteúdos focados na cultura afrourbana.

thais pontes e renata andrade, roteiristas

O cenário da dramaturgia brasileira também apresenta mudanças. Thais Pontes e Renata Andrade são as duas roteiristas da próxima série de humor da Globo, Encantado’s. Mulheres negras e de origem periférica do Rio de Janeiro, ambas vêm crescendo na emissora e esse será o primeiro projeto solo assinado pelas duas.

juliana vicente, diretora

Diretora e roteirista da série brasileira Afronta!, da Netflix, Juliana Vicente já foi premiada no Festival de Cannes pela coprodução de A Terra e a Sombra.

Ela é uma das poucas mulheres que ocupam esse espaço e vem ganhando cada vez mais destaque com o seu trabalho.

sabrina fidalgo, cineasta

Sabrina Fidalgo, multipremiada diretora e roteirista carioca, estudou cinema na Escola de TV e Cinema de Munique, na Alemanha, e na Universidade de Córdoba, na Espanha.

Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais no mundo. Em 2018 foi eleita pela publicação americana BUSTLE a oitava cineasta mais promissora do mundo, numa lista com 36 diretoras internacionais.

Mais notícias para você

Cinema e TV

"Ainda Estou Aqui" recebeu três indicações e Fernanda Torres vai concorrer a categoria de Melhor Atriz no Oscar de 2025

Publieditorial

Rede de cinemas Cine Araújo contará com sessões especiais do terceiro filme da saga

Entretenimento

Aproveite para pedir aquele carinho para o crush

Entretenimento

Conheça um pouco mais do cinema feminino nesse Dia Internacional da Mulheres

Sair da versão mobile