Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Como fazer o dinheiro da mesada durar o mês inteiro!

Veja como controlar as contas e planejar os gastos

poupando mesada

Mal chegou o meio do mês e você já está no vermelho? É supercomum a grana da mesada acabar bem antes do que a gente planejava: “Lidar com dinheiro é difícil para adultos, imagina para adolescentes”, afirma a pedagoga Maria Edna Scorcia, do Colégio Joana D´Arc. Ela deu algumas dicas de como começar a controlar os gastos, e falou sobre o que você pode fazer para conseguir fazer o money da mesada durar o mês todo.

Geralmente, gastamos mais do que o dinheiro que temos, e quase sempre não fazemos nenhum planejamento. Maria Edna diz que a educação financeira deve começar por volta dos 6 anos. Quanto mais cedo você começar a administrar sua própria grana, melhor é: “Quem começa a receber mesadas mais tarde precisa de um tempo maior para aprender a não entrar no vermelho”, diz a especialista.

Dicas para seu dinheiro durar mais:

poupando dinheiro

Foto: Yuri Arcurs/ Glow Images/ Latinstock

Saiba controlar e priorizar os gastos com celulares, cinemas, baladas, calçados, vestuários etc. Você deve aprender a esperar o momento certo para cada compra.

Anote em uma planilha os gastos fixos que você tem como o lanche na cantina da escola. E separadamente anote também os gastos não planejados, como aquele cinema de última hora com as amigas.

Liste todos os gastos do mês e verifique o que você comprou e era essencial e o que não era tão necessário assim.

Estabeleça prioridades, como por exemplo, terminar o mês com uma quantia x de dinheiro na carteira. E cumpra os objetivos estabelecidos.

Não saia da sua realidade financeira. Tenha um padrão de consumo coerente com a realidade social da sua família, e respeite os limites da grana dos seus pais.


Como faço para juntar uma graninha?

Se você quer juntar um dinheiro para comprar um novo celular ou fazer uma viagem de férias com as amigas, por exemplo, deve começar a juntar dinheiro. “Como a maioria dos bancos não permite que menores tenham sua própria conta, a garota pode começar seus investimentos de forma caseira, poupando um pouco de dinheiro mensalmente”, diz a pedagoga.

Administre a mesada
Fica a dica: mesmo a sua grana sendo curta, é muito bom você aprender a administrar esse dinheiro com responsabilidade. Pedir dicas para os seus pais sobre como “fazer o dinheiro render” é uma boa alternativa.

Mais notícias para você