Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Conviver em família: como lidar com as diferenças dentro de casa

Psicóloga dá dicas de como conviver bem com as diferenças entre os familiares

Tá mais do que na hora de entender que, como a gente não escolhe, o melhor é tentar uma convivência pacífica em casa. E calma: apesar das loucuras e bizarrices que rolam com todas as famílias, eles serão sempre aqueles que te amam de verdade. Por isso, para ajudar você na hora que o “bicho pega”, separamos três “categorias” familiares que mais irritam as adolescentes. Fique ligada nas dicas da psicóloga Giovana Tessaro para conseguir “sobreviver” a cada uma delas. Respire fundo e vamos lá!

Conviver em família: como lidar com as diferenças dentro de casa

Foto: ThinkStock/GettyImages

Família ausente

Nessa família, ninguém conversa e é muito difícil todos estarem juntos, na mesma hora e no mesmo lugar. Certas vezes, com os problemas do dia a dia e o excesso de trabalho e compromissos, as pessoas se esquecem de que é muito importante passar um tempo em família.Pra quem vivencia essa situação, a dica é não desistir de mostrar que você precisa de momentos junto aos pais e irmãos. “Se perceber uma abertura dos seus pais para conversar, aproveite para falar sobre sua necessidade de apoio e diálogo”, recomenda Giovana.

Família buscapé

Essa galera adora falar alto, gosta de bagunça e chama a atenção em qualquer lugar… da galáxia!  Sentir uma vergonhazinha cada vez que a sua tia escolhe um figurino tipo blusa xadrez  + calça legging de oncinha ou ter vontade de afundar a cabeça na terra sempre que seu pai berra no mercado que tal marca de papel higiênico está muito cara é normal. Pode acreditar: qualquer um passa um mico por causa da família, não tem jeito. Mas isso não é motivo pra deixar de conviver com eles, não é mesmo? Afinal, o que importa é que eles são felizes assim. E amam você.

Então, nada de se trancafiar no quarto e evitar os encontros familiares! “Na adolescência, o cérebro passa por um processo intenso de reorganização e isso faz com que o jovem queira se isolar. Permita-se ficar sozinha, mas não deixe de participar de atividades como refeições em família, pois você sempre vai precisar de laços sociais”, aconselha a psicóloga.

Família chiclete

Eles querem saber tudo do seu dia a dia e planejam sua vida até os seus 85 anos.  “Superproteção dos pais pode revelar um grande medo de perda”, explica Giovana. Por isso, antes de explodir aos berros quando eles insistirem que você precisa mesmo levar sua irmã naquela festa que só vai dar a sua galera, lembre-se de que o melhor a fazer é assegurá-los de que você vai ficar bem e que tem responsabilidade para encarar seus desafios sozinha. Não é fácil, mas você precisa exercitar o seu jogo de cintura, até quando estiver mais velha: “É preciso expor o quanto você se sente pressionada e mostrar seus sentimentos por ter sua vida pré-decidida”. Mas escolha bem o lugar e a hora para fazer isso, e converse com calma, sempre.

Relembre algumas famílias da ficção:

[galeria id=618]

 

 

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você