Nos últimos anos, o termo vegan beauty vem se tornando cada vez mais popular entre os cosméticos. Frente a tantas mudanças, a indústria da beleza está se reinventando, se adequando às preocupações ambientais, se questionando sobre composições e processos de produção.
Nesse contexto, os cosméticos veganos estão se popularizando a cada dia, já que o próprio veganismo é mais do que um movimento sociopolítico, sendo um estilo de vida e de respeito com todas as espécies e recursos naturais do planeta.
+ Afroveganismo: o movimento vegano acessível que luta pela causa social e política
+ 7 produtos veganos incríveis para cuidar dos seus cabelos
Para tirar as principais dúvidas sobre à questão, Karen Mayer Lugão, communication support manager da marca essence cosmetics Brasil, em entrevista exclusiva à todateen, respondeu tudinho!
Vem conferir!
No que consiste um cosmético vegano?
Um produto vegano é quando não existe em sua composição nenhum ingrediente de origem animal e ele também não é testado em animal.
Quais são os critérios de certificação?
Para certificação de vegano basta que o produto e sua embalagem não tenham nenhum ingrediente de origem animal e nem derivados, como ovo, cera de abelha, seda ou lanolina (obtido da cera da lã de ovelha), entre outros.
Para certificação de cruelty free o produto não deve ser testado em animais, assim como os ingredientes utilizados nele e a empresa que o comercializa ou produz (se não forem a mesma) também não deverão fazer testes em animais.
Como funcionam os testes de cosméticos veganos?
Os testes podem ser realizados em tecidos artificiais, modelos de pele ou o cultivo de células em placas de petri.
Qual a importância dos cosméticos veganos quando falamos em sustentabilidade?
Produtos veganos possuem uma cadeia de produtividade menor, mais barata e reversível. Exemplo: utilizam menos água e todos insumos tendem a ser reaproveitadas
Qual a diferença entre cosmético vegano e cosmético orgânico?
Cosmético vegano não possui nenhum ingrediente de origem animal e não é testado em animais e já um cosmético orgânico é feito com ingredientes que não tiveram o uso de agrotóxicos e adubos químicos em seu cultivo. Um cosmético orgânico não necessariamente é vegano ou cruelty free.
O que é o selo cruelty free?
O selo cruelty free significa que não houve “crueldade animal” ou seja que o produto não foi testado em animal. Pode ser um produto vegano ou não.
Todo produto vegano é cruelty free?
Sim, porém nem todo produto cruelty free é vegano. Produto vegano é aquele que não é testado em animais e não possui ingredientes de origem animal em sua formulação. Já um produto cruelty free, significa que ele apenas não foi testado em animais.
Como ter certeza de que o produto é vegano e cruelty free?
Você pode acessar o site do PETA, da ONG Te Projeto entre outras ONGs de proteção animal, além de se orientar pelos selos nas embalagens dos produtos, ou quando não houver esse selo, ler a lista de ingredientes (para produtos veganos) ou pesquisar no site da marca e parceiros
Por que dar preferência aos produtos cruelty free?
Justamente por não fazerem mal aos bichinhos e terem sua eficácia comprovada sem nenhuma dor e sofrimento. Sendo beleza livre de crueldades.
Os produtos veganos são melhores para a pele?
Não necessariamente, um produto vegano significa que ele não tem ingredientes de origem animal. Um produto considerado clean beauty/natural, ou seja que possui pelo menos 95% dos ingredientes naturais, aí sim podemos dizer que são produtos melhores para a pele, com menos chances de causar uma alergia, por exemplo.
Onde encontrar produtos veganos no mercado?
Hoje em dia, felizmente é muito mais fácil encontrar itens veganos, tanto em perfumarias, sites de e-commerce ou mesmo em lojas de departamento.