Começar a fazer as próprias unhas pode ser uma grande aventura. A coordenação para pintar e limpar em volta, a arte de não borrar enquanto elas secam e mesmo lixá-las de forma correta são habilidades que só a experiência traz para quem se arrisca com a manicure. Se você é iniciante ou não, conheça os cuidados que devem ser tomados sempre para manter as mãos saudáveis:
Cutículas
É costume remover as cutículas, mas a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel explica que elas não devem ser retiradas, pois protegem aquela dobra entre a pele e a unha. Para deixá-las bonitas e discretas invista na hidratação e apenas afaste-as com a espátula antes de pintar.
Alergias
As unhas também podem reagir ao esmalte, sabia? Vermelhidão, inchaço e descamação são sinais de que você deve buscar alternativas como os esmaltes hipoalergênicos ou 3-FREE, isento de três substâncias químicas (DBP, tolueno e formaldeído) que geralmente causam essas reações. Em alguns casos, a alergia pode se manifestar ao redor dos olhos, aparecendo os mesmos sintomas de irritação na pele.
Unhas fracas
Por mais que algumas bases prometam resolver esse problema, o ideal é procurar um dermatologista para tratar das unhas fracas e quebradiças. O ressecamento das mãos e unhas pode até ser o sintoma de doenças como anemias, disfunções da tireoide ou doenças autoimunes. Manchas e unhas estriadas também pedem uma visita ao médico.
You must be logged in to post a comment Login