Você já deve ter reparado por aí que é só entrar uma estação do ano diferente que surgem diversas dicas de como cuidar dos fios. Mas será que não é preciso dar atenção antes mesmo de mudar as temperaturas? Seja primavera, verão, outono ou inverno uma coisa é certa: é preciso ficar atenta às particularidades de cada uma. Partiu entender melhor?
Outono
Nesta época, os fios ainda estão sofrendo todas as consequências do verão e podem ficar com uma aparência mais ressecada, opaca. Ah, mas o principal dano aqui é a queda! “No outono precisamos deixar os cabelos sempre saudáveis repondo os nutrientes que perdemos na estação anterior. Utilizar produtos antiqueda e lavar sempre com água morna é uma dica valiosa também”, explica o hairstylist Wanderley Nunes.
Inverno
Esta época é úmida por conta dos dias mais chuvosos, por isso, os fios tendem a ficar oleosos e com frizz na raiz e mais secos na ponta. Por mais que as temperaturas mais frias peçam um banho beeem quente, é melhor se contentar com os mornos para não prejudicar a região. “Quando são muito oleosos, vale apena apostar em um shampoo a seco e aumentar a quantidade de lavagens durante a semana”, explica o hairstylist.
SAIBA MAIS
Cabelos coloridos para se inspirar!
Três penteados para variar os cachos
Primavera
De acordo com o profissional, essa é a estação mais de boa para os cuidados e a missão aqui é proteger os fios para a chegada do verão que, aí sim, é um grande vilão. “Hidratar, cuidar da cor e diminuir o uso de secador são maneiras de deixar o cabelo preparado”, conta. Aposte em shampoos e condicionadores com ativos hidratantes e leave-in sem enxágue.
Cabelo de verão
Não tem jeito, a estação é sinônimo de muuuitos cuidados. Muita exposição ao sol, cloro, mar, entre outros, causa grandes danos aos fios. Para enfrenta-los de vez, tenha sempre na bolsa leave-in e outros produtos específicos para a temporada e, se possível, com proteção solar. “O que precisamos fazer é poupar ao máximo o cabelo de danos, que são inevitáveis. Utilizar hidratações, lavar toda vez que entrar em contato com o mar ou piscina e prepará-los para receber o verão é sempre a melhor alternativa”, finaliza o cabeleireiro.
Consultoria: Wanderley Nunes, fundador do Studio W e hairstylist