Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

De olho no futuro! 4 comportamentos responsáveis que você deve colocar em prática o quanto antes

Crédito: Shutterstock

Entra ano, sai ano, e as promessas são renovadas, né? Após meses e meses de pandemia, essa virada também aponta novos comportamentos mais conscientes relacionados ao mundo que habitamos. Bem, ao menos é o que esperamos!

É consumo desenfreado, agravantes de mudanças climáticas, falta de água, aumento do descarte indevido de eletrônicos, incêndios florestais e por aí vai. 2021, de fato, foi um ano marcado por diversos problemas relacionados ao nosso meio ambiente. E é claro que sem o devido controle, logo não teremos mais como reverter a situação, como lamenta Rafael Zarvos, especialista em Gestão de Resíduos Sólidos.

“Temos que pensar no mundo que queremos deixar para nossos filhos, netos e futuras gerações. Estamos esgotando os nossos recursos naturais, sem pensar no que virá pela frente”, lamenta.

Para ele, o momento da mudança precisa acontecer agora. Se antes tínhamos tempo para pequenas alterações que poderiam diminuir o impacto negativo, neste atual cenário é necessário ser mais energético. Seguindo esse pensamento, o especialista listou dicas simples para colocar em prática o quanto antes e fazer de 2022 um ano mais responsável. Vem conferir!

Reduzir o consumo de energia

O uso consciente dos recursos em geral, e especialmente da energia elétrica, é essencial para reduzir o impacto do ser humano no meio ambiente, reduzindo a emissão de CO2 e, ainda, economizando aquela graninha. São ações fáceis e cotidianas, como criar o hábito de apagar luzes ao sair de um cômodo ou priorizar o uso de lâmpadas de LED e acumular mais roupas para usar na máquina de lavar.

Separação correta do lixo

Separar os resíduos em nossas casas em recicláveis, orgânicos e rejeitos são medidas efetivas para diminuir a quantidade depositada em aterros sanitários e consequentemente a redução dos gases de efeito estufa como o CO2 e o metano. Além disto, ao mandarmos para reciclagem, estamos deixando de extrair os recursos naturais e mais uma vez, diminuindo a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Reduzir emissão de gases de efeito estufa

Um relatório recente da Organização das Nações Unidas (ONU) sugeriu que as reduções das emissões de metano e carbono são contribuições importantes para combater a emergência climática. “A compostagem é melhor ferramenta para o cidadão contribuir com a redução do metano. Comece o ano compostando.”

Alimentação orgânica

Alimentação, um dos hábitos essenciais do ser humano, também pode ser um veículo de mudança para um mundo melhor. Ao optar por alimentos orgânicos – livres de hormônios, agrotóxicos e outros produtos químicos – você respeita o ciclo de vida dos animais e meio ambiente, evitando contaminação do solo, água, vegetação, além de contribuir para maior absorção do gás carbônico pela atmosfera.

Vamos fazer acontecer?

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a dar a volta por cima se seu crush te deu perdido

Entretenimento

Essa data super importante é comemorada nesta segunda-feira, 5 de junho

Beleza

Especialista lista dicas para manter essas madeixas saudáveis

Comportamento

Conversamos com uma especialista e trouxemos dicas para você não terminar o ano atolada nas dívidas