Após enfrentar diversas críticas sobre os possíveis danos causados pelos filtros, o Instagram decidiu desativar essa funcionalidade no aplicativo. Nesta terça-feira (14), Instagram, Messenger e Facebook removeram todos os filtros criados por usuários.
“Esta decisão faz parte de nossos esforços maiores para priorizar os produtos que acreditamos que atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes. Estamos comprometidos em tornar essa transição o mais suave possível”, justificou a empresa.
Embora a decisão tenha sido anunciada pela Meta em agosto de 2024, a desativação do Spark Hub – plataforma responsável pela criação de efeitos em realidade aumentada – e a exclusão dos filtros desenvolvidos por terceiros só aconteceu agora.
Os filtros básicos, criados diretamente pela Meta, continuam disponíveis no aplicativo. Além disso, publicações com filtros nos stories, feed e reels não serão removidas, mas os efeitos não poderão ser reutilizados.
Para quem não abre mão de usar filtros, a dica é editar as fotos ou vídeos em outros aplicativos antes de publicá-los no Instagram.