Sim, quando o assunto é higiene bucal ele é tão protagonista quanto a escova de dentes. Por isso, é importante que você sempre faça o uso dos dois, assim manterá sua saúde em dia. Quer saber como? Confira!
O que a escova não faz?
Segundo a dentista Heloísa Crisóstomo, da clínica Dental Concept, a escova de dentes remove as bactérias da superfície – enquanto massageia a gengiva. Por isso, para ter acesso ao ponto de contato (o espacinho que fica entre os dentes) é preciso fazer o uso do fio dental. “Assim a remoção da placa será feita por completo”, explica a especialista.
Tem que ter rotina
E ela é bem simples, viu. “A rotina ideal de higiene é uma escovação com pasta fluoretada e o uso do fio dental, que pode ser feito antes ou após a escovação”, explica Heloísa.
Aparelho fixo
Se você faz uso dele, deve ter cuidado redobrado com a higienização, pois o uso do aparelho dificulta muito a remoção da placa bacteriana – principalmente ao redor dos brackets. Para isso, você pode usar fios dentais específicos para quem usa aparelho.
E ele ajuda?
E como! Usar o fio dental com frequência previne a cárie interproximal (entre os dentes) e doenças gengivais. “Mas isso só quando é usado do jeito certo, pois a maioria das pessoas faz o uso errado”.
Do jeito certo
Para garantir que o procedimento esteja certo, siga a técnica: “separe aproximadamente 40 cm do fio e enrole em cada dedo médio, deixando uns 10 cm entre os dedos com o fio livre. Posicionando o fio entre o polegar e o indicador, deslize o fio dental cuidadosamente entre os dentes. Sentindo que o fio passou, faça movimentos em “C”, como se estivesse abraçando o dente e sempre em vai e vem. Nunca force contra a gengiva e nem aplique muita força. É importante que sempre mude de espaço, use uma área do fio dental limpo”, explica a dentista.
Consultoria: Heloísa Crisóstomo, da clínica Dental Concept