Para promover a campanha “óleo limpo”, a empresa petroleira X-Site Energy Services fez uma campanha bem polêmica. Um desenho da ativista do meio-ambiente Greta Thunberg foi distribuído em adesivos para ser fixado em capacetes, segundo um funcionário da companhia canadense ao Huffington Post. O conteúdo faz referência a uma violência sexual com a garota, o que o torna inapropriado para ser distribuído sem o consentimento da menina de 17 anos.
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Shame on X-Site Energy! So what? This decal is suppose to stop Greta’s message? This is typical, when crooks have no rational respond to a strong message like Greta’s; they take the low road and resort to insults. Keep that fire burning @GretaThunberg #WhenTheyGoLowWeGoHigh pic.twitter.com/ONqsLC8j2b
— Buk Arop (@BukArop) March 2, 2020
Entre os revoltados com a forma de divulgar a iniciativa com o óleo, está a ativista Michelle Narang, a qual trabalha na área petroleira. “Isso é nojento(…) Estou absolutamente desgostosa em pensar que a X-Site Energy Services possa pensar que o trabalho duro de homens e mulheres na indústria de energia possa ser representada por uma ilustração de uma criança sendo claramente estuprada“, escreveu.
Segundo a ativista, houve o contato com a empresa, a qual respondeu: “Greta não é uma criança, ela tem 17 anos”. O Huffington Post contatou a polícia canadense, a qual analisou o caso e afirmou que não houve crime. Narang então fez referências à lei de uso inadequado de imagens infantis:
Alberta oil and gas industry apparently needs to be reminded of the definition of child pornography in Canadian law. Making and disseminating child pornography is an indictable offence. #ableg pic.twitter.com/v55HfopK3a
— Lise Gotell (@LiseGot) February 27, 2020
Depois da polêmica, a empresa petroleira se desculpou pelo ocorrido. Entretanto, recentemente voltou a utilizar a menina em sua publicidade em um vídeo com a proposta de chamar a iniciativa de “The Greta”.
O caso chegou à Greta Thunberg, a qual deu uma resposta marcante em suas redes: “Eles estão ficando cada vez mais desesperados. Isso mostra que estamos vencendo”.