Você está superapaixonada e o namoro está quase perfeito, não fosse por um pequeno detalhe que faz toda a diferença: seus pais não gostam dele e querem que você termine o namoro. Claro que não é isso que você quer, porém não sabe o que fazer para seus pais aceitarem o seu namoro. Calma, nós te ajudamos!
Medo de contar
Seus pais sempre deixaram claro que você não tem permissão para namorar ainda. Acontece que o coração não segue regras e você se apaixonou. Nesse caso, você vai ter que enfrentar o medo de contrariar seus pais e fazer com que eles mudem de opinião. Uma conversa franca é a melhor forma de mostrar que você já tem maturidade para namorar e quer o apoio deles, não uma briga.
“Isso é muito complicado. Faz parte o namoro na adolescência, então uma hora ou outra as coisas vão acontecer naturalmente. O diálogo é sempre a saída. É preciso conversar, expor os sentimentos e também conquistar a confiança do pai, mostrando que você já é madura o suficiente para manter uma relação. O importante é estabelecer confiança”, aconselha a psicóloga Lia Clerot.
Por que eles não gostam dele?
Bem, se os seus pais não gostam dele é por algum motivo, né? Você sabe qual a razão do desafeto pelo seu namorado? Proponha um diálogo sincero só entre você e eles e peça para eles serem sinceros em relação ao que pensam do garoto. Às vezes eles podem ter ouvido comentários negativos sobre o boy e não foram verificar se aquilo era verdade. Se esse for o seu caso, é importante que você seja sincera também.
Se os boatos não forem verdadeiros, desminta e proponha uma conversa com o garoto junto: eles podem mudar de opinião quando o conhecerem. Porém, se os boatos forem verdadeiros e forem realmente relevantes, é melhor você repensar se esse cara não pode te machucar no futuro. Vale a pena enfrentar seus pais para ficar com alguém que não os agrada por conta de motivos importantes? Lembre-se: sua família quer o melhor para você.
Ciúmes e implicância sem motivo
Se os seus pais não aceitam o seu namoro, mas não têm um motivo real para isso, pode ser que eles estejam com ciúmes de você, achando que menino nenhum será o suficiente para a “garotinha deles”. Nesse caso, o melhor a se fazer é tentar conversar com eles contando sobre coisas legais que o seu namorado já fez por você, demonstrando que ele se importa contigo tanto quanto eles.
É comum também que os pais proíbam o namoro da filha porque a consideram muito nova para namorar. Eles podem ter medo de que você perca o foco nos estudos e deixe de lado a sua individualidade muito cedo para entrar em um relacionamento. O melhor a se fazer nesse tipo de situação é demonstrar aos poucos que você tem responsabilidade suficiente para encarar um namoro. Por isso, não adianta fazer birra, ok?
Tire boas notas, vá a escola direitinho e respeite as regras dos seus pais para que eles entendam que você não está em clima de bater de frente com eles. Aos poucos, faça comentários sobre o boy demonstrando o quanto você gosta dele de verdade e proponha um encontro entre eles. Elogie o garoto deixando claro que ele também é responsável e quer levar esse namoro a sério.
Intervenção
Se você já teve essa conversa com seus pais e eles não cederam, nem quiseram conhecer o garoto pessoalmente, é hora de pedir ajuda para um outro adulto que você e seus pais confiam. Que tal falar com uma tia ou com uma prima mais velha? Apresente o garoto para elas e explique o problema, se elas gostarem dele, com certeza vão falar com os seus pais e te ajudar.
Agora, se você não é próxima o suficiente de nenhum outro adulto, vale tentar falar com a sua sogra. Se ela gosta de você e aceita o seu namoro, pode ser sua grande aliada. E nada melhor do que a mãe para defender o filho, né? Nesse caso, converse com ela e explique por que seus pais não aceitam o namoro. Peça para ela conversar com eles. Geralmente, os adultos costumam ser entender melhor. Além disso, seus pais vão sentir confiança ao saber que a família do garoto está por perto!
Dê tempo ao tempo
Com o tempo, seus pais vão começar a entender que não podem fazer com que você deixe de amar alguém. Se eles perceberem que o garoto está te fazendo bem e que o namoro não tem te atrapalhado nos estudos e outras atividades, eles podem passar a ser mais liberais. Não tenha pressa: tudo acontece de forma natural.
E lembre-se: para tudo isso dar certo, é fundamental que você mostre que é confiável. Quando a gente dá uma mancada com nossos pais é superdifícil de eles confiarem de novo. Por isso, é melhor fazer as coisas corretamente e garantir o namoro do que mentir e ter que ficar longe do gato, né?
Bora se empenhar em fazer os pais aceitarem o seu namoro!
Depois que seus pais aceitarem o seu namoro, vale até investir em uma aliança bem fofa. Veja ideias de modelos:
Texto: Letícia Greco e Giovanna Castro
You must be logged in to post a comment Login