Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Dicas para arrasar na redação do ENEM

Confira nossas dicas e arrase na redação do ENEM!

Dicas para arrasar na redação do ENEM
Foto: Getty Images / Thinkstock

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – está chegando e deixa “calouros” e “veteranos” apreensivos, não é mesmo? Muitas pessoas dependem da nota dessa prova para poder ingressar em uma universidade, por exemplo. E a tt, é claro, deseja que você se dê superbem e tire a prova de letra. (Até porque, quem lê, escreve bem. E vocês estão sempre ligadas na revista e aqui no site!).

Por isso, separamos algumas dicas básicas, mas que fazem toda a diferença para você conseguir escrever aquele texto perfeito! 😉 Vem com a gente:

Dicas para arrasar na redação do ENEM

Foto: Getty Images / Thinkstock

 1) Calcule seu tempo: separe uma hora para fazer a redação. Ela pode ser antes ou depois das questões de matemática, por exemplo.

2) Encontre o tema: não adianta nada você estar “tinindo” na gramática, se não souber se expressar. Né?  Organize suas ideias e fundamente os argumentos você vai defender na redação.

3) Escreva primeiro no rascunho: não vai dar tempo? Se você seguir a nossa primeira dica, dá! Aproveite para fazer os ajustes necessários. Releia e procure possíveis erros gramaticais. Depois é só transcrever o texto final para a folha oficial.

4) Arrase na letra: Afinal, o examinador precisa entender o que você escreveu!

5) Divida o texto em parágrafos: lembre-se da regrinha: todo texto precisa de início, meio e fim. Assim fica mais fácil fazer a introdução, o desenvolvimento das suas ideias e a conclusão da sua argumentação.

6) Título e parágrafos: O título não é obrigatório segundo o edital, mas ajuda a enriquecer a prova. Ao pular um parágrafo, não se esqueça de dar um espaço e sempre pontuar ao final dele.

7) Eu acho…: no dia da prova é importante dissertar na terceira pessoa do singular ou plural (ele, ela, eles, elas), nada de utilizar o “EU acho que…”, ok?

8) Leve a prova a sério: essa não é a hora para ficar fazendo piadinhas e brincadeiras, ok? Tenha foco no seu objetivo: ir superbem!

9) Seja simples e objetivo: pode escrever com simplicidade. Ao tentar “escrever difícil” você pode ser prejudicado se não dominar o que está tentando expressar. O ideal é que seu texto esteja correto e coeso.

10) Não use o coloquialismo – é preciso tomar cuidado ao tentar escrever de maneira “simples”, como dito acima, para não exceder na simplicidade. Lembre-se que o texto deve obedecer à linguagem formal.

11) Nada a ver! – evite usar gírias a não ser que estejam dentro do contexto, como uma proposta de tema que aborde a fala dos jovens atualmente, em um texto sobre a adolescência, por exemplo.

12) Acordo ortográfico – a implantação definitiva do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa ainda está em fase de transição. Até 31 de dezembro de 2015, as normas ortográficas serão coexistentes. Portanto, para este Enem, ainda é possível escrever na norma antiga.

SE LIGA! Veja o que pode“zerar” sua redação!

– Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
– Entregar a folha de redação sem texto escrito;
– Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;
– Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
– Desrespeito aos direitos humanos;
– Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

HELP! Para dar aquela ajuda nos estudos, confira a linha Todateen para Jandaia!

Cadernos Todateen - Jandaia

Foto: Divulgação

Desempolgar no meio – ou no começo – do caminho dos estudos, acontece. Mas não dá pra conviver com esse desânimo pra sempre, não é mesmo? E, vamos combinar: nada melhor que um material escolar novinho e supertrend para dar aquele empurrãozinho que faltava para deixar a hora do estudo mais agradável.

E nós temos uma supernovidade: a todateen, em parceria com a Jandaia, lança em Dezembro uma superlinha de produtos exclusivos que vão te fazer pirar!

São quatro modelos de cadernos, agendas para o ano de 2014, e ainda, fichários e bolsas pra lá de incríveis! Os cadernos possuem glitter dourado, adesivos, folhas decoradas, espiral revestido e “bolsa” em papel. Já os fichários e bolsas contam com acabamento em matelassê, bordados em lurex, tachas e etiquetas.  A bolsa ainda conta com um porta-chaves e fechamento em botão.

Tudo de bom, não é mesmo? 🙂

Fonte: MEC/Inep

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você