Que atire a primeira pedra quem nunca (nunquinha) passou por um momento de vergonha. O problema é quando ela vence a disputa e faz com que você deixe de fazer várias coisas. Então, se você faz parte do time dos tímidos, resolvemos algumas das situações mais complicadas para quem vive isso diariamente. Bora praticar?
Apresentação de trabalho
É só ir para a frente da lousa que suas mãos começam a suar e você trava? A explicação é essa: “o tímido fica preocupado demais em ser aprovado pelas pessoas. É muito exigente consigo mesmo e com os outros e tem medo da crítica”, explica a psicóloga Sirley Santos Bittu.
Mas você pode… turbinar a sua autoestima pensando nas suas qualidades. Sim, elas existem! e também é importante lembra que, assim como você, todo mundo erra e acerta. Se errar na hora de falar, concentre-se, não foque no erro e nem naquilo que você acha que os outros estão pensando.
Falar com o crush
As tímidas já sabem, lidar com a paixonite pode ser bem difícil, afinal, falta um tantão de coragem na hora de tomar a iniciativa. E o motivo de isso acontecer, é que a tímida pode não se achar boa ou interessante o suficiente para o outro.
Mas você pode… investir em você e na sua confiança. Por que não treinar em casa? Depois, utilize as redes sociais para se aproximar do boy. Fica bem mais fácil de ganhar confiança!
Expor sua opinião
Todo mundo já passou pela situação de discordar da ideia de alguém, fato. A diferença é que a tímida sempre tem medo de expor o que pensa, né? E isso pode acontecer por medo de magoar alguém ou até mesmo insegurança.
Mas você pode… fazer um esforço para não se preocupar tanto com a aprovação alheia. E isso fica mais fácil se você tentar fortalecer a sua autoestima: valorize o que pensar e lute pelo que acredita. “Aí vira a consequência ser mais capaz de expressar suas ideias”, diz Sirley.
Lugar novo
Mudar de escola ou entrar em um curso novo pode ser uma situação terrível para quem morre de vergonha. E isso rola pelo medo de não ser aceita no novo grupo e de não se adaptar.
Mas você pode… se lembrar que “somos únicos, tanto nas qualidades quanto nos defeitos. Esse é nosso grande diferencial. Somos diferentes e isso é maravilhoso, porque temos sempre algo a aprender e a oferecer”, conta Sirley. Uma hora, alguma amizade vai surgir, pode acreditar.
LEIA TAMBÉM
- Timidez: 5 passos para lidar com ela
- Paquera x timdez: como lidar com ela
- Teste: Qual é o seu nível de timidez?
Texto: Liliane de Lucena