O The Town é conhecido por reunir grandes nomes da música e, este ano, vai abrir espaço para um espetáculo que vai muito além dos hits de rádio: a Orquestra Mundana Refugi. O grupo, formado por refugiados de diferentes países e músicos brasileiros, já fez um “esquenta” especial em São Paulo e agora se prepara para subir ao palco São Paulo Square, no dia 7 de setembro de 2025, às 19h30.
Criada pelo multi-instrumentista Carlinhos Antunes, a orquestra é uma verdadeira viagem cultural, misturando ritmos árabes, africanos, latinos e asiáticos em arranjos que passam por clássicos de Milton Nascimento e Chico Buarque, além de composições autorais. Ao todo, são 21 artistas de lugares como França, Cuba, Palestina, Síria, Congo, Haiti, Irã, Guiné-Conacri e várias regiões do Brasil — cada um trazendo sua bagagem musical e cultural para o palco.
E o mais incrível é que, em meio a guitarras e baterias que o público jovem do The Town já está acostumado a ver, a Mundana Refugi coloca instrumentos como o kanum (uma harpa horizontal árabe), o bouzouki (espécie de alaúde irlandês) e até uma cítara chinesa. O resultado? Uma sonoridade única, cheia de energia e emoção, que promete surpreender até quem vai ao festival só para ver seus artistas favoritos.
Mais do que um show, a apresentação da Orquestra Mundana Refugi é um convite para conhecer novos sons e valorizar a diversidade cultural. E o The Town, que sempre busca inovar em sua programação, prova mais uma vez que há espaço para todo tipo de arte — da batida pop ao encontro de culturas que só a música consegue proporcionar.
