No Dia da Consciência Negra, Duda Reis fez um post em seu Instagram comentando sobre racismo e sua posição no meio disso. A influencer, que atualmente está noiva de Nego do Borel, escreveu que começou a entender melhor o racismo quando passou a se relacionar com o músico.
“Eu sabia que o racismo existia, sempre soube, porém não sabia que ele era tão real e tão vivo como é. Obviamente eu não sabia, eu não havia nunca saído da minha zona de conforto pra entender isso, mas o Maycon me mostrava e me ensinava, só que na maioria das vezes não precisei ser ensinada, eu só observava“, contou Duda.
Em outro trecho, ela revela que viu pessoas atravessarem a rua ao encontrar o cantor e, depois de perceberem quem ele era, voltarem e pedirem desculpas. “Observava como as pessoas, antes de reconhecerem o Nego do Borel, mudavam de lado na rua, faziam cara feia, seguravam mais a bolsa, puxavam os filhos… até que num supetão, viravam uma chave e se alegravam ao ver e reconhecer o artista, isso vinha acompanhado de ‘é você? Nossa, não reconheci! Desculpa, somos seus fãs’“.
Duda também admitiu não ter lugar de fala para debater tanto o assunto, mas que sua vivência a mostrou o quão segregado é o mundo e como isso pode afetar as pessoas.
“Também tento não falar tanto porque não é meu lugar de fala. Eu sou branca, loira, olhos azuis, privilegiada, estudei nas melhores escolas, não vi o crime, não vi o racismo, só tive UM amigo negro na escola (quando criança e ele era bolsista, ele sofreu muito preconceito e hoje eu entendo realmente que essa dor é real). Vocês entendem o que é não crescer com nenhum negro na sua sala? Você já cresce com uma rede neural que “estranha” e já divide as pessoas por cor, as definindo também“.
O texto é longo, e a influencer o continuou nos comentários da publicação.
Confira tudo: