É só a bateria sair dos 100% que já bate um desespero? Quem nunca, né, miga? Hehe! A verdade é que o assunto bateria do celular ainda gera milhões de dúvidas e o medo de viciá-la sempre fala mais alto. Por isso, fomos atrás de algumas respostas para você, quem responde é Everton Viana, consultor de tecnologia.
-
-
A bateria pode viciar?
Segundo Everton Viana, “ainda que tenha perdido seu desempenho original, demore mais tempo para completar sua recarga ou descarregar mais rapidamente, sua bateria provavelmente não está viciada. Isso porque os celulares fabricados atualmente costumam usar baterias de íon de lítio, o que significa que ela não vicia e pode ter cargas parciais sem estragá-las “.
Foto: Shutterstock
-
-
Deixar o celular carregando por muito tempo é ruim?
Depende. Se o seu carregador é original e não possui nenhum defeito, o risco é quase zero, “já que os celulares atuais já saem de fábrica com formas de cortar a alimentação de energia quando chegam nos 100% para não ficarem superaquecidos”, explica Everton. Porém, se não for original, é importante ficar de olho: “a comunicação entre o acessório e o celular pode ser falha e aquecer o aparelho, podendo queimar o smartphone ou até mesmo colocando-o sob risco de explosão”. Eita!
Foto: Shutterstock
-
-
Posso usar o celular enquanto ele está carregando?
De acordo com Everton, usar o celular enquanto ele carrega só faz com que a recarga demore mais. “Porém, altas temperaturas podem ser registrada durante esse uso simultâneo, fazendo com que a performance da bateria diminua e que alguns componentes do celular sejam danificados”, explica o profissional. Dica: evite usar apps mais pesados enquanto carrega.
Foto: Shutterstock
-
-
Celular muito quente pode estragar a bateria?
“Sim, manter o smartphone exposto a temperaturas muito altas pode drenar a bateria de forma mais rápida, o que, por consequência, pode diminuir a vida útil dela. Em ambientes fechados, como sua casa ou trabalho, evite mantê-la próxima a locais quentes. Para uso no automóvel, o recomendado é procurar um local com menor exposição solar – não coloque o aparelho próximo às janelas, por exemplo. Lembre-se sempre: celular e sol não combinam”, explica.
Foto: Shutterstock
-
-
A primeira carga em celulares novos ainda é necessária?
Não é, não. Os aparelhos mais antigos precisavam de uma carga inicial para não viciarem, mas, hoje, os modelos já contam com uma carga parcial. “Como as baterias não viciam, fica a seu critério fazer a primeira recarga ou não, mas lembre-se que isso não influenciará no desempenho do aparelho”, diz Everton.
Foto: Shutterstock
Agora, conta pra gente se você está fazendo tudo certinho! 😉