Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Enem: confira calendário para pedidos de reaplicação da prova e novas datas do exame

Enem: confira calendário para pedidos de reaplicação da prova e novas datas do exame
Enem: confira calendário para pedidos de reaplicação da prova e novas datas do exame

Neste domingo (17) ocorreu a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, principal vestibular brasileiro e comprovação de finalização do ensino médio. O primeiro dia de prova teve um recorde de abstenção, já que 51,5% dos alunos não realizou o exame, e mesmo assim, em alguns estados houve superlotação de salas, que impediu diversos estudantes de entrarem em suas salas e fazer a prova. Para não prejudicar os alunos que foram “barrados” ou diagnosticados com coronavírus na véspera da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um calendário com prazos para realizar o pedido de reaplicação, bem como novas datas do exame.

Originalmente, a prova estava prevista para ocorrer em novembro, mas foi adiada. Em todo o país, diversas pessoas se movimentaram exigindo uma nova data de prova devido ao alto risco de contaminação. Entretanto, o exame só foi suspenso em 58 cidades, sendo 56 do Amazonas e duas de Rondônia.

Os alunos que não compareceram devido ao quadro de coronavírus tiveram a chance de fazer a prova em outra data, caso apresentassem laudos médicos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse foi o caso de cerca de 8 mil alunos em todo o país, que farão a prova em 23 e 24 de janeiro.

Quem também espera poder realizar a prova nesta data são os alunos que foram barrados de suas salas de aula. Estudantes do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo afirmaram que não puderam entrar em suas salas para realizaro exame, já que os fiscais avisaram que ali não havia sido previsto a lotação, e por isso, estes alunos “barrados” precisariam se informar sobre uma reaplicação da prova.

Confira o calendário:

18 de janeiro (segunda): candidatos que foram ao primeiro dia de Enem 2020 e sentiram sintomas de doenças infectocontagiosas já podem entrar na Página do Participante e pedir a reaplicação do 2º dia.

24 de janeiro (domingo): 2º dia de provas. Os portões abrem às 11h30 (horário de Brasília) e fecham às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 18h30.

25 de janeiro (segunda): Inep abre prazo para candidatos que se sentiram prejudicados por questões de logística e infraestrutura (faltou luz no local, por exemplo) pedirem reaplicação do Enem 2020. Entram nessa condição os alunos barrados por encontrarem salas lotadas no primeiro dia de prova. E também quem perdeu o segundo dia de provas por apresentar sintomas de doenças infectocontagiosas como Covid.

25 a 27 de janeiro (segunda a quarta): Inep divulgará o gabarito oficial do 1º dia de exame (prova de linguagens e ciências humanas) até o terceiro dia útil após o 2º dia de prova.

29 de janeiro (sexta): último dia de prazo para pedir reaplicação do Enem 2020. Após essa data, o Inep não conseguirá organizar a logística para distribuição das provas impressas.

23 e 24 de fevereiro (terça e quarta): dia da reaplicação do Enem 2020 para estudantes do Amazonas e de duas cidades de Rondônia que suspenderam as provas devido à pandemia. Também farão as provas nesta data os candidatos que tiveram os pedidos de reaplicação aceitos por terem sintomas de Covid ou terem sido prejudicados por problemas de infraestrutura.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a arrasar na redação do Enem e garantir o notão dos sonhos

Comportamento

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem vai até 26 de abril

Comportamento

O Aprova Total separou dicas importantíssimas sobre possíveis assuntos da próxima redação do Enem

Comportamento

Te contamos tudo o que você precisa avaliar antes de se inscrever com a nota do Enem