Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

ENEM: dicas para a prova de inglês!

Está chegando a hora e você precisa ficar ligada

Menina sentada na carteira fazendo prova
Foto: iStock/Getty Images

A prova do ENEM está chegando (dias 5 e 6 de novembro) e quem optou pelo inglês como língua estrangeira precisa ficar esperta! Alguns termos que são supercomuns usarmos nem sempre estão certos. O maior exemplo é dizer “what” quando você não entende o que alguém disse. Em ocasiões informais até passa, mas, para a norma culta, isso pode até soar desrespeitoso, sabia? Então, se você não entendeu algo, risque o what da sua cabeça e foque nas alternativas corretas:

MEnina sentanda, fazendo prova, com cara de dúvida

Foto: iStock/Getty Images

“Sorry”
(desculpe)
Também utilizado para pedir desculpa, quando entonado como interrogação expressa o não entendimento do que a pessoa disse.

 

“Could you say that again, please”
(pode dizer de novo, por favor?)
Tem o mesmo significado dos outros. Demonstra, de maneira educada, que você não compreendeu e quer que ela repita.

 

“Pardon me”
(perdoe-me)
Quando dito como uma pergunta, pode expressar de maneira educada que você não compreendeu.

 

“Excuse me”
(desculpe-me)
Estamos acostumados a utilizar a expressão para falar “com licença” ou para chamar atenção de alguém na multidão, por exemplo. Mas ela pode ser utilizada também para expressar que não entendeu alguma coisa que a pessoa disse.

 

“What was that”
(o que foi)
Se expressado com entonação de interesse, também demonstra educação e talvez seja a maneira mais segura de demonstrar que o que foi dito não foi compreendido.

 

Outra dica para a prova de inglês do ENEM é prestar atenção nas letras de suas músicas preferidas em inglês. Isso é uma forma de ir se acostumando à interpretação de texto.  Além disso, vale mudar seu celular e todas as redes sociais para o inglês, assim você vai se acostumando com as palavras e, na hora da prova, não entra em choque. E, fala sério, é um jeito divertido de estudar!

 

Consultoria: Instituto Mindset – consultoria de idiomas

 

LEIA TAMBÉM

Mais notícias para você

Sair da versão mobile