Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Esponjas de make: saiba como usar, onde guardar e quando trocar

Crédito: Shutterstock

Com o tempo, as esponjinhas se tornaram protagonistas de qualquer maquiagem, desde as mais basiquinhas até as mais profissionais. Mas o que muita gente não sabe é como cuidar delas no dia a dia para garantir um uso eficaz e higiênico.

Pensando nisso, a maquiadora Paola Gandolpho, respondeu três perguntinhas sobre o item: como usar, onde guardar e como trocar. Vem conferir!

Como usá-las?

“Hoje nós temos várias opções de formatos de esponjas: em gota, para aplicações no canto dos olhos; chanfrada que facilita a aplicação de base nas maiores áreas do rosto; 3D com recortes que se encaixam em todos os ângulos; micro e mini para as menores áreas do rosto; e as de microfibra que por conta do acabamento com toque aveludado, não absorvem a maquiagem e deixam o acabamento ainda mais uniforme. A variedade é bem grande e a forma de usar é basicamente a mesma com todas elas”, pontua Paola e explica, “basta umedecer um pouco a esponja, retirar o excesso de água — esse processo impede que o acessório absorva base ou corretivo além da conta e evita o desperdício -, depois aplicar o produto com leves batidinhas. O resultado é uma pele uniforme e natural”.

Esponja Belliz Make Up 360 º Microfibra Gota

Onde guardar?

“O mais importante é nunca guardar as esponjas úmidas, logo depois de fazer a make. A dica é reservar um lugarzinho para ela em ambiente arejado e aberto para que seque por completo. Assim se evita o mofo e proliferação de bactérias que podem prejudicar a saúde da pele nas aplicações seguintes”.

 Quando trocar?

“Assim como os produtos de make, os acessórios também têm prazo de validade e, no caso das esponjas, a troca deve ser feita a cada três meses, quando bem conservada. Do contrário, devem ser trocadas a cada dois meses. Entre essas trocas, é preciso limpá-las pelo menos uma vez a cada duas utilizações e, no máximo, uma vez por semana. Essa lavagem — que pode ser feita com shampoo ou sabonete neutro e água corrente — ajuda a remover os resíduos de produto que podem carregar a produção e a remover bactérias que ficam acumuladas, aumentando a durabilidade do acessório”.

Esponja Belliz Make Up 360 º Microfibra Chanfrada

Mais notícias para você

Beleza

Vem ver as cores e estilos de maquiagem que mais combinam com esse friozinho do inverno

Entretenimento

De cílios coloridos a delineado gráfico, dicas para não errar no make para ir curtir o Lollapalooza

Beleza

Tá com pressa, mas não abre mão de um make? Com ajuda da maquiadora Theulyn Reis montamos um passo-a-passo simplificado para o Carnaval

Trends

Com muito glitter e as cores da bandeira, maquiagens para torcer com estilo