Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Família em crise: o que fazer quando seus pais brigam demais

Pedagogas dão dicas do que fazer quando o clima em casa pesa

Família em crise: o que fazer quando seus pais brigam demais

Foto: Thinkstock/GettyImages

Sabe quando o mundo parece desabar sobre nossas cabeças? É mais ou menos isso que os filhos sentem quando o clima em casa é de briga constante.  Dá aquela sensação de medo, insegurança e, principalmente, impotência diante uma situação com a qual não sabemos lidar. Por isso, quando rolar esses momentos de tensão em casa, lembre-se das dicas a seguir.

Na hora que o “bicho” pega

Que bom seria se os pais nunca discutissem na frente dos filhos e tivessem a consciência de que os problemas de um casal dizem respeito apenas a eles! Mas, como nem tudo é do jeito que deveria ser, é bom você ficar ligada e se manter fora da discussão. É muito difícil? Sim, é. Principalmente porque tudo acontece ao seu redor e, muitas vezes, envolve o resto da família também, incluindo você.

Por isso, espere a poeira baixar e tente conversar com os seus pais separadamente. “Ouça o que cada um tem a dizer e tente compreender os motivos que os levaram a discutir”, aconselha a psicopedagoga Paula de Castro Santos. Quando você for capaz de entender que você não é a causa da discussão dos seus pais, também vai conseguir entender que tomar partido nunca é a solução.

O clima pesou total

Quando as discussões dos pais passam para o nível da violência física, significa que o desequilíbrio em casa chegou a um ponto extremo. Nessas horas, o melhor a fazer é procurar ajuda e se proteger.  Converse com um parente que possa te orientar. Se não houver ninguém de confiança, peça ajuda na escola. É supernormal você se sentir envergonhada; porém, mais importante que isso, é você se sentir segura!

“Eles brigam e quem se chateia sou eu”

Você já deve ter ouvido muitos de seus amigos dizerem que os pais brigaram e depois voltaram às boas como se nada tivesse acontecido, né? Pois, acredite, isso é superverdade! “Muitas vezes, qualquer motivo vira desculpa para os adultos começarem uma briga”, alerta a pedagoga Betina Serson. Então, imagine você tendo que dividir tudo o que diz respeito à sua vida com uma outra pessoa? A opinião de vocês é diferente, a personalidade também e as responsabilidades são muitas para os dois. Seria um caos, não é mesmo? Pois é isso que acontece com os casais.

Claro que nada justifica brigas intermináveis dentro de casa, mas como você já tem essa consciência de como é complicada uma vida a dois, a maneira mais madura de agir é pensar em você mesma. Pode parecer egoísta, mas a ideia é você não se envolver para não se machucar. E por mais que seja clichê, aquele ditado “em briga de marido e mulher não se mete a colher”, faz todo o sentido!

Consultoria: Betina Serson, psicopedagoga;  Paula de Castro Santos, psicóloga e psicopedagoga.

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você