Se você abrir seu Instagram agora, quantas blogueiras que fizeram algum procedimento estético você vai encontrar? Em 2020, mesmo durante a pandemia, algumas cirurgias como rinoplastia e lipo HD entraram na moda e diversas celebridades passaram pela mesa cirúrgica e postaram o resultado.
De acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos dez anos houve um aumento de 141% nos procedimentos em jovens de 13 a 18 anos. Segundo os dados, os dois procedimentos mais procurados foram rinoplastia e prótese de silicone.
+ Skin Positivity: Júlia Vecchi e Preta Araújo te inspiram a mudar sua relação com a acne e o skincare
Por conta disso tudo, a todateen conversou com a psicóloga Amanda Fitas e perguntou se, de fato, as redes sociais têm influenciado na autoestima das meninas.
“Quando não trabalhamos muito bem a nossa autoestima, acabamos usando os eventos externos. Focamos mais na estética e na validação das pessoas para concluirmos se temos ou não uma autoestima boa“, explicou ela.
“A maioria das pessoas não tem uma boa autoestima, na verdade, nem fomos programados para isso. O que mais encontramos são pessoas se sentindo inferiores. Assim, consequentemente, as redes sociais para alguém que não tem uma autoestima boa, pode, sim, trazer estímulos negativos, pois surgem as comparações“, afirmou Amanda.
E é claro que, se o internauta se cerca de corpos e pessoas irreais, vai acabar achando normal todos os procedimentos e se sentindo pior com sua beleza natural. No Twitter, por exemplo, ao colocar na busca “rino”, o termo é frequentemente atrelado às blogueiras que fazem o procedimento.
Silicone e rino tá em promoção em algum lugar gente??? Todo mundo botando, me avisa que eu tbm quero
— isabele (@uuqindia) September 30, 2020
“se aceite como vc é” disse a blogueira que tem diversos tratamentos faciais, micro, alongamento de cílios, rino, preenchimento labial, botox, harmonização facial, silicone, lad, tratamento pra estrias e celulite, depilação a laser, megahair, etc.
— gabi (@gabifgrd) August 28, 2020
toda semana noticia de blogueira fazendo lipo, rino e o caralho a quatro… assim não da smc
— sadudao (@dudacoutinhox) July 15, 2020
Para Amanda, a chave para se blindar desse tipo de sentimento de inferioridade é buscar melhorar internamente.
“Sentir que é uma pessoa útil, que gera resultados positivos. Tudo isso faz com que você se sinta mais capaz. Essa troca consigo, a sensibilidade e a sensação de estar avançando aumenta a autoestima e acaba com a necessidade de ter outra pessoa para validá-la.”
+ Precisamos falar sobre Friends: da misoginia à gordofobia, o que aprendemos 26 anos depois