Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Dicas para fugir de tretas políticas no WhatsApp e nas redes sociais

Chega de colocar fogo no parquinho!

Dicas para fugir da treta política (fugir de tretas políticas)
Foto: Getty Images

Papo sério, miga: estamos em um momento bem decisivo para o país, afinal, vamos decidir quem será nosso Presidente (alô, segundo turno) e alguns estados, quem será o Governador. Porém, se você está acompanhando as notícias, os grupos de discussão e o famoso zap zap, sabe que o clima não está nada tranquilo e o país está bem polarizado. Fugir das tretas políticas parece impossível! É fogo no parquinho para todo o lado. E, com isso, as tretas surgem. Não aguenta mais? Confira as dicas de Reinaldo Passadori é especialista em Comunicação Verbal e CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal para fugir de tretas políticas no WhatsApp e nas redes sociais!

Giphy

Prazer, limites

Do mesmo jeito que a gente não sai atacando as pessoas na rua, não devemos fazer isso na internet. De acordo com Reinaldo, isso acontece porque muita gente acha que a internet é terra de ninguém. Mas não é assim, não. “No mundo on-line, os valores devem ser os mesmos do mundo real. Muitos acham que não existem leis, contudo, não é bem assim. Por isso, os cuidados devem ser similares aos que tomamos em nosso dia a dia, nos passeios, no colégio ou em casa”, explica o especialista.

Positividade sempre!

Você já deve ter percebido que as tretas, normalmente, são ataques. Ou seja: ao invés de defender os pontos positivos do seu candidato, as pessoas debatem os problemas dos outros. “Não seria melhor defender as qualidades do lado que defendem? O recomendável é valorizar e dar foco adequado ao que é positivo e evitar exposições desnecessárias”, aconselha.

Xô, treta!

É um direito nosso expressar opiniões e é bem saudável fazer isso. Porém, em tempos de polarização, é comum que as opiniões acabem gerando tretas 🙁 Pensando nisso, Reinaldo lembra: “dificilmente mensagens em redes sociais mudarão opiniões de pessoas, muito pelo contrário, poderá ser vetor de ódio”.

Conte até 10

As postagens e mensagens têm causado muita ansiedade e nervoso em geral. Por isso, o melhor é respirar fundo e pensar bem antes de respondê-las. Traduzindo: não responda se estiver nervosa. A dica de Reinaldo é “escreva o que pensa, mas deixe para enviar quando estiver mais calma, releia antes de enviar. Na maioria das vezes perceberá que a resposta era desnecessária”.

Cheque as informações

No português mais claro: não compartilhe fake news!!! “Nesta fase estão se multiplicando informações que não são verdadeiras, então tenha cuidado ao enviar informações que recebe sem conferir fontes. E, se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que que incitem o ódio ou o preconceito”, lembra Reinaldo.

Política vs. afeto

As coisas passam, fato. Por isso, antes de discutir com alguém que você ama por conta de política, vale pensar e ter cuidado. Afinal, em algum momento a tensão política vai diminuir e as coisas vão voltar ao normal. ” Lembre-se, opiniões podem ser diferentes, sem interferir no afeto”, diz Reinaldo.

 

Sabemos que fugir de tretas políticas no WhatsApp e nas redes sociais…

Giphy

Então, boa sorte, migx!

Mais notícias para você

Comportamento

Te explicamos tudo o que você precisa entender sobre esse estilo de trabalho e a PEC movida por Erika Hilton

Entretenimento

Comediante Tony Hinchcliffe chamou país natal do rapper de "ilha flutuante de lixo"

Comportamento

A todateen te conta três motivos para você votar nas eleições deste ano

Comportamento

O dia 19 de março de 2020 marcou o início formal do isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus, em diversos países. Deste...

Sair da versão mobile