Sabe aquelas etiquetas enormes que parecem mais um livro escondido dentro da roupa? Não se irrite com ela! Isso porque, apesar de parecer uma intrusa, ela é o verdadeiro manual de instruções do seu guarda-roupa. Além de garantir que suas peças durem mais, a etiqueta traz informações essenciais, como a origem da peça e os cuidados para conservação.
Mas por que algumas etiquetas são tão grandes? A resposta é simples: globalização! Marcas que vendem para vários países precisam se adaptar às regulamentações locais.
De acordo com Karine Liotino, fundadora da Etiqueta Certa, quando a etiqueta é “multilinguística”, ela garante que as roupas atendam às normas de diferentes países. “Se uma marca comercializa seus produtos para os Estados Unidos, para a França e para o Brasil, ela vai ter etiquetas com as regras em inglês, em francês e em português. Isso deixa o produto apto a ser comercializado em qualquer um desses territórios, e por isso algumas peças vêm com diversas etiquetas”.
E se você acha que cortar a etiqueta resolve o problema, cuidado! Além de ser proibido para as marcas, a etiqueta é sua aliada na hora de cuidar da peça ou resolver um problema com o fabricante. Sem ela, até a lavanderia pode recusar seu look favorito!
Significado dos símbolos
Para dar aquele up no cuidado com as suas roupas, aprender o que os símbolos dizem é essencial:
- Passar a ferro: Um ponto significa até 110 °C, dois pontos até 150 °C e três pontos, até 200 °C. X? Nem pense em ligar o ferro!
- Secagem: Um ponto no quadrado? Pode ir à secadora. Dois pontos? Temperatura normal. Traço vertical? Pendure. Traço horizontal? Deixe secando em plano. E, se tiver sombra no símbolo, nem pense em colocar ao sol!
- Alvejante: Triângulo vazio? Permitido. Traços diagonais? Branqueador com oxigênio. X? Nada de alvejante!
- Lavagem: Tina com número? Respeite a temperatura máxima. Sem traço? Ciclo normal. Com traço? Ciclo delicado. Mãozinha? Só na mão mesmo!