Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Jeito de moleque? Aprenda a lidar com as provocações de quem não te acha feminina

Giane, Isabelle Drummond, Sangue Bom
Giane, Isabelle Drummond, Sangue Bom

Foto: Zé Paulo Cardeal/ Divulgação TV Globo

Na novela Sangue Bom, Giane é uma garota bem moleca, que não liga muito para vaidade, ama futebol e sempre acaba soltando alguma palavra de forma meio errada. A personagem vivida pela querida Isabelle Drummond ainda tem uma paixão platônica por seu amigo Bento (Marco Pigossi) e sempre acaba ouvindo comentários maldosos de outros pessoas dizendo que ela nunca vai chamar a atenção dos garotos enquanto não for “mais feminina”.

[saiba_mais]Assim como Giane, muitas meninas não gostam tanto de se maquiar, fazer mega produções para ir à balada ou até mesmo ficar conversando com as amigas sobre “coisas de menina”. E não há nenhum problema nisso. A psicóloga Betina Serson explica que não gostar daquilo que é geralmente visto como feminino não significa nada em específico, muito menos que a garota tenha uma tendência homossexual, por exemplo. Não é nem correto dizer que a menina não é feminina: “Não existem regras do que cada um deve gostar só por ser menino ou menina. O exagero em gostar de maquiagem e vestidos, por exemplo, também não é muito bom. Ser feminina não quer dizer gostar de maquiagem e vestidos”, diz a especialista.

Além de não ter nada de errado nesse comportamento, Betina lembra que essa pode ser apenas uma fase da garota: “Pode ser que depois de algum tempo essa menina que não gostava dessas coisas passe a gostar”, diz.

E se os amigos me zuarem?
“Menina-moleque”, “Maria-João”… Os apelidos e brincadeirinhas que as meninas com estilo mais “largado” podem sofrer são muitos. A psicóloga alerta que a decisão de mudar seu jeito só deve acontecer se você acabar percebendo que estava mesmo exagerando no “desleixo” e acrescenta: “Se ela não se incomoda com o que os outros pensam, não deve dar ouvidos. O que não pode haver é um extremo de excesso de ‘feminilidade’ ou um excesso de ‘largada’”.

E sabe aquela história de que menino nenhum vai olhar pra você? Não é bem assim que funciona, mas alguns meninos acabam mesmo preferindo meninas “mais arrumadinhas”. Independente disso, o melhor mesmo é a garota se sentir bem consigo mesma, do jeito que ela é: “Se ela se sente bem com a roupa que usa e pouca maquiagem, então ninguém vai reclamar ou notar a falta de ‘coisas femininas’ nela”, lembra Betina. A autoestima positiva sempre funciona mais que um batom vermelho!

4 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você