A ginasta norte-americana Jordan Chiles recebeu uma medalha de bronze honorária no palco do VMA, nesta quarta-feira (11). A atleta apresentou o prêmio de Melhor Colaboração, entregue para Taylor Swift e Post Malone, pelo hit “Fortnight”, do álbum “The Tortured Poets Department”.
Porém, Jordan Chiles também levou um prêmio para casa. Isso porque, após perder sua medalha de bronze no solo da Ginástica Artística dos Jogos Olímpicos de Paris, por conta de uma decisão polêmica, Flavor Flav a presenteou com uma medalha honorária.
Publicado por @danrodriguez312Ver no Threads
Pela primeira vez desde o acontecimento, a americana falou sobre o ocorrido. Antes do VMA, ela esteve no Forbes’ Power Women’s Summit, onde se emocionou ao relembrar o que aconteceu. “A maior coisa tirada de mim foi o reconhecimento de quem eu era. Não apenas meu esporte, mas a pessoa que eu sou”, contou.
Jordan Chiles seguiu dizendo que o que aconteceu não foi por conta de sua medalha, mas sim pela cor de sua pele. “É sobre o fato de que houve coisas que me levaram a essa posição de ser uma atleta. Eu senti como se tudo tivesse sido tirado. Eu senti como se quando eu estava de volta em 2018, onde eu perdi o amor pelo esporte, eu o perdi novamente. Sinto como se eu tivesse realmente sido deixada no escuro”, desabafou a atleta.
Por que Jordan Chiles perdeu sua medalha de Paris?
Por fim, vale lembrar que Jordan Chiles perdeu sua medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Paris após um recurso das ginastas romenas Ana Barbosu e Sabrina Maneca-Voinea. A Federação Romena de Ginástica entrou na Corte Arbitral do Esporte acusando os jurados da final do solo feminino da Ginástica Artística de ter aceitado um recurso de correção de nota de Jordan Chiles após o tempo estipulado nas regras.
Dessa forma, o Comitê Olímpico aceitou o recurso dos romenos, realocando, então, a medalha de Chiles para Barbosu.