Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

De BBB à Gossip Girl: conheça Julia Lourenço, produtora de conteúdo destaque na moda, entretê e humor

Entre BBB e Gossip Girl: conheça Julia Lourenço, destaque na produção de conteúdo com um mix de moda, entretenimento e bom humor
Entre BBB e Gossip Girl: conheça Julia Lourenço, destaque na produção de conteúdo com um mix de moda, entretenimento e bom humor

Você se lembra da última coisa que viu enquanto rolava o feed no Instagram? Esse é um ato tão corriqueiro que, muitas vezes, se passam cinco minutos desde que entramos no aplicativo e já esquecemos o que acabamos de ver. Porém, esse não é o caso das publicações Julia Lourenço, jornalista e produtora de conteúdo carioca (mas vestida para São Paulo, como ela mesma destaca).

Bem longe dos posts que esquecemos em pouco tempo, você pode já ter entrado em contato com o perfil de Julia de diferentes maneiras: seja com as publicações reproduzindo os looks do Faustão ou até com os memes envolvendo Gossip Girl e Big Brother Brasil. Descrevendo um pouco do seu trabalho para todateen, ela explica que sempre tenta ligar o conteúdo com o que está em alta no momento. 

Feed do Instagram: 8 dicas para organizar e personalizar o seu

“Tem conteúdos de entretenimento, celebridades, moda… mas sempre tentando se conectar com aquilo que tá acontecendo no momento, que tá em alta […] Eu acho que tem muita atualidade, muito entretenimento leve, muitos conteúdos aleatórios – porque eu adoro uma aleatoriedade! Sabe aquele conteúdo que você não sabia que precisava, mas alguém fez e você amou? Eu acho que é isso. E eu também acho que tem um pouco dessa coisa de revista adolescente, sabe? Tem umas referências dos antigos blogs de moda… então eu acho que é uma nostalgia bacana!”, compartilha Lourenço.

julia e sarah têm algo em comum: o tema do tcc!

Por trás de toda essa criatividade que acompanhamos no feed, Julia também acabou de se formar em Jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro. E qual foi o tema do seu TCC? Assim como Sarah, do BBB21, a produtora de conteúdo resolveu explorar o reality show em um dos trabalhos mais importantes da sua trajetória acadêmica.

“Eu sempre amei o Big Brother, sempre vivi intensamente com o pay-per-view, deixando se sair pra ver paredão falso… sempre foi uma coisa muito presente na minha vida. E quando chegou no final da faculdade, eu não tinha um tema pensado não. Eu até achei que a professora pudesse me julgar por eu estar querendo fazer de Big Brother […] Mas aí eu encontrei outra menina que também ia fazer de Big Brother e aí eu tomei coragem e falei ‘Quer saber? Não vou me julgar não, vou fazer do que eu gosto, porque eu acho que o TCC tem que ser um assunto que você gosta e que talvez você já domine alguma coisa”, explica.

Com a escolha de tratar a vigésima edição, a jornalista estudou a conexão das redes sociais com o programa de Boninho e desenvolveu o seguinte projeto: “O Big Brother Brasil e a relação transmídia entre as redes sociais e a Televisão: Uma análise do impacto da pandemia e das celebridades no BBB20”.

Mas a vontade de falar sobre BBB e outros temas do universo do entretenimento iniciou antes mesmo de Julia entregar o TCC. Ela conta que começou a produzir conteúdo para o Instagram no final de 2019, quando tinha acabado de sair de um estágio da faculdade:

“Eu não tinha pretensão nenhuma de seguir essa carreira, foi mais mesmo pela vontade de criar alguma coisa logo depois que eu saí do estágio, não tinha nada em mente do que fazer. Então começou assim, sem pretensão, só com a vontade de criar mesmo.”

“Fui adaptando meu conteúdo aos poucos, eu sabia que tinha muita gente nesse ramo já, falando de moda e tal e eu sentia que eu precisava me diferenciar de alguma forma. Nessa época tinha muita gente fazendo vídeo de look, montando look e eu comecei a fazer desse jeito. Só que depois eu fui colocando minha voz por cima, narrando os looks de uma maneira mais descontraída, com uma dose de humor”, continua a jornalista.

Nesse processo, Julia explica que a relação com o público foi algo importante na produção de conteúdo:

“Adaptei na medida que eu fui conhecendo quem estava me acompanhando, vendo o que as pessoas iam gostar e o que combinaria comigo. Aos poucos, você só vai aprimorando porque você vai tendo consciência daquilo que você sabe fazer e daquilo que o público vai gostar. Então depois desses vídeos de looks, eu comecei a reproduzir looks de celebridades, porque tinha a ver com o que eu gosto. Comecei com Bruna Marquezine, fui pra ‘Gossip Girl’ e depois de um tempo eu fui pegando personagens mais inusitados, como o Faustão… e aí eu fui formando assim o meu estilo de conteúdo”, conclui.

bbb e gossip girl, sim! 

Mas como misturar universos tão distintos em uma mesma postagem? Pelo perfil da criadora de conteúdo, vemos muita autenticidade na forma de colocar assuntos que fazem parte das suas paixões pessoais, como o próprio BBB e uma série muito querida, Gossip Girl! “Eu amo Gossip Girl, sempre amei, eu era viciada. E eu sempre amei BBB. Então como são duas coisas que eu conheço muito bem, que eu tenho propriedade pra falar, eu acho que eu consigo misturar esses dois assuntos, sabe?”, diz.

“Eu não sei de onde vem a criatividade, é uma coisa meio louca… porque eu penso na ideia maluca, vou lá e executo”, assume Julia. “Mas como o BBB é um assunto que tá muito em alta e eu gosto dele, e sei que meu público gosta, eu acho que é interessante fazer esse mix com os conteúdos de sempre que eu já tenho ao longo do ano. Aí eu agrado a todos os públicos: quem gosta de BBB, quem não gosta de BBB e só gosta de moda. Então eu acho que dá certo porque é uma coisa que eu me sinto confortável fazendo, sabe? Eu conheço ‘Gossip Girl’, eu conheço BBB, então eu acho que eu tenho essa propriedade de misturar os assuntos com filmes, entretenimento e o resto”, completa.

Um fun fact sobre um dos amores da vida de Julia que vale a pena ser compartilhado é que ela já conheceu vários membros do elenco da série, como Ed Westwick, Penn Badgley, Blake Lively e Chace Crawford. E é óbvio que a gente quis saber como foi essa experiência!

“Encontrar o elenco de ‘Gossip Girl’ pessoalmente foi muito doido, porque eu era muito fã mesmo, assim, fã doida. Então quando eu viajei para Nova York eu fui destinada a assistir as gravações. Não é como se eu tivesse lá passando na rua e do nada eu me deparei com a gravação, não. Eu pesquisei onde seria a gravação, peguei trem, peguei taxi, peguei metrô… e eu ia assim, na boa, sem saber o que eu ia encontrar, mas confiante que ia dar certo. Eu acho que teve um mix assim de empenho né, porque eu fui atrás, e de sorte também, deles pararem para tirar foto. Todos foram assim, muito legais”, compartilha – você pode conferir mais detalhes desses encontros no destaque “random” do perfil da Julia!

na prática

Com o conteúdo conquistando uma base de seguidores com as mesmas paixões, Julia foi criando um espaço especial e com muito engajamento no Instagram. Nos últimos tempos, a jornalista comemorou que alcançou os 30 mil seguidores, mas ainda foi questionada por muitos de sua comunidade, sobre essa ainda ser uma quantidade pequena. Mas, para ela, número não significa engajamento.

“Eu falei sobre isso nos stories, sobre estar construindo uma comunidade, porque eu estava comemorando que tinha conseguido 30 mil seguidores e algumas pessoas, na melhor das intenções claro, falaram que eu deveria ter mais seguidores, porque meu conteúdo era muito bom, que eu tinha 30 mil mas deveria ter 1 milhão… E claro que eu entendo que as pessoas estão elogiando e tudo mais, mas eu achei importante falar naquele momento que não necessariamente quando uma pessoa tem 1 milhão, 2 milhões de seguidores, isso significa que a comunidade que ela criou é realmente engajada no conteúdo que ela produz, sabe?”, conta.

“Porque eu tenho 30 mil, mas eu tenho uma relação muito próxima com quem me segue ali, com quem me acompanha. Eu respondo as pessoas, então elas se sentem próximas, então tem uma troca. Eu acho que o Instagram só funciona com troca, pra mim não teria sentido postar uma coisa, deixar as pessoas comentarem e eu nem saber o que elas comentaram ou nem responder, nem tirar dúvida… Então eu acho que só funciona na troca, porque aí a pessoa se sente conectada com você e ela vai querer conversar mais com você, vai querer comentar mais, porque ela sabe que tem alguém ali lendo. Isso realmente ajuda no seu engajamento, na sua construção de uma comunidade mesmo”, completa.

Lourenço ainda destaca que, mesmo com sua comunidade crescendo agora, ela sempre foi muito responsável com o que fala na internet:

“Sobre responsabilidade, eu acho que é importante em qualquer conteúdo, seja entretenimento ou não. Pelo menos eu, quando estou fazendo um post, pensando numa ideia, eu sempre tenho muito cuidado de nunca ofender ninguém, de nunca fazer uma brincadeirinha que seja que possa passar do ponto, porque eu não sei como outra pessoa vai receber isso, entendeu?”.

“Como tem muita gente ali, eu acho que tem que ter preocupação com o que você fala, com o que você coloca pra fora, pra quem tá te ouvindo. Eu tenho sempre muito cuidado pra não passar do ponto, pra brincar de forma leve de conteúdos leves, eu acho que é isso”, afirma.

os queridinhos da ‘julha’

Mesmo estando há pouco tempo produzindo conteúdo, Julia – ou “Julha”, como ficou conhecida pelos seus seguidores – já conquistou várias coisas ao longo da sua jornada na internet. Para ela, entre as mais especiais estão sua participação no programa de Ana Maria Braga, o Mais Você, e ainda no Encontro com Fátima Bernardes.

Veja só como foram esses momentos! 

Poderosa demais! Ficou com vontade de acompanhar Julia Lourenço no Instagram? Então conheça alguns dos quadros mais populares da jornalista e suas respectivas edições favoritas:

#TBTFashion

Pelos stories, Julia relembra a trajetória fashion de várias celebridades ao mostrar a evolução dos looks delas ao longo dos anos – exibindo várias tendências antigas que muitas vezes esquecemos! Vale destacar que todas as edições ficam salvas nos destaques do perfil da produtora de conteúdo, que considera as suas favoritas deste quadro aquelas “que as pessoas me notaram”.

“Karol Pinheiro, Rica de Marré, Chata de Galocha… elas foram muito legais, elas repostaram os stories. Então eu consegui aumentar meu público e assim, eu fiquei muito grata por elas terem repostado, gostado… foi muito especial. A Manu Gavassi também, eu fiz dela antes do BBB e ela também respondeu, repostou, foi muito fofa, sempre gostei muito dela. A Camila Coutinho também foi super especial, porque foi a primeira [edição] que alguma famosa assim me notou. Eu nem tinha marcado ela nos stories e ela respondeu a todos rindo, falando coisa engraçada, então foi assim, essas edições assim eu guardei de forma especial”, conta.

ladra de looks

Indo para o feed, aqui a jornalista explora sua paixão pela moda reproduzindo os looks de diversas personalidades – inclusive daquelas que você menos esperava!

“De ladra de looks o mais especial não tem como não ser o Faustão, porque foi ele que começou essa leva assim, de pessoas inusitadas no ladra de looks. Foi uma explosão assim, chamaram pra fazer entrevista, várias coisas… foi assim, o primeiro que bombou”, explica.

Mais notícias para você

Entretenimento

Davi foi o campeão do BBB 24, a final do reality aconteceu na última terça-feira (16) e rendeu vários memes na internet

Celebs

Os signos nos mostram a personalidade de cada participante do BBB e o que podemos esperar deles

Entretenimento

Com o BBB 24 batendo na porta, vem relembrar romances icônicos do programa

Entretenimento

O BBB24 começa na próxima segunda-feira, 8 de janeiro