Durante sua estadia em São Paulo para a maratona de entrevistas sobre Para Todos Os Garotos Que Já Amei – PS: Ainda Amo Você, Lana Condor falou com vários veículos, incluindo a todateen. Durante o bate-papo, uma das temáticas em destaque foi a conversa sobre como o segundo filme da franquia deu destaque a sua personagem, Lara Jean, e o fato de as pessoas acabarem focando apenas em sua relação com os dois garotos do filme, Peter Kavinsky (Noah Centineo) e John Ambrose (Jordan Fisher).
“É engraçado porque muitas das conversas que eu tenho com a imprensa é sobre Peter e John Ambrose e às vezes eu realmente me sinto… sabe… ‘Oi, Lara Jean ainda está aqui‘”, disse Lana.
Quando questionada sobre o foco que o filme dá à garota, a atriz comentou sobre o fato de a estética do filme e sua interpretação auxiliarem nessa construção da perspectiva de Lara Jean, presente o tempo todo no segundo filme:
“Mesmo quando ela não tem diálogo, nós vemos a cara dela e sabemos o que ela tá pensando. E isso é uma coisa maravilhosa para mim como atriz, porque eu senti que Lara Jean tinha muito a crescer, como uma jovem adulta. Ela ainda está tentando achar sua voz e conseguir um espaço, então isso foi muito importante, ter um tempo para Lara Jean crescer. Deixar ela descobrir. Não ser tudo sobre os garotos”.
A declaração de Lana pode ser completada pelo fato de que seu par romântico na franquia estar conquistando muito mais espaço na indústria cinematográfica do que ela. Enquanto Noah Centineo fez outros quatro filmes para a Netflix e participou do remake de As Panteras, Lana fez dois filmes que ganharam pouco destaque (Alita: Battle Angel e Summer Night) e a série Deadly Class, cancelada depois de apenas uma temporada.
Lana representa um marco para as comédias românticas, já que trouxe representatividade para um mercado onde o padrão norte-americano dificilmente é questionado. “Se você vê uma garota branca sendo a personagem principal, é isso que você vai esperar, e você talvez nem perceba que também pode ter aquela oportunidade. Então é muito importante pra mim ouvir outras pessoas asiáticas na América e ao redor do mundo me dizendo que se sentem vistas enquanto assistem ao filme“, conta a atriz.
A artista também disse que foi muito confuso gravar este filme, porque a sensação é de que eram dois longas sendo gravados ao mesmo tempo, já que as cenas eram tão diferentes entre sí.
“As cenas de John Ambrose eram muito mais movimentadas, e quando você assiste as com o Peter, é tipicamente mais íntima, é normalmente nós dois dividindo um frame, tendo uma conversa. Isso é muito diferente. Foi difícil“.
Outra diferença em PS: Ainda Amo Você é a forma utilizada para abordar a temática do início da vida sexual. Lana afirma que teve diversas conversas sobre o assunto com Jenny Han:
“Eu realmente queria mostrar à audiência que, o que você decidir sobre seu corpo, é sua escolha e ninguém pode tirar isso de você. Então, ter um diálogo aberto entre os dois é muito importante, porque muita gente tem medo de falar sobre sexo. E adolescentes, é claro que eles estão falando sobre isso, ou pelo menos pensando sobre, e eu realmente estou orgulhosa do filme, porque a gente toca nisso de uma maneira bonita e apropriada“.
Lana revelou que ainda não está preparada para dizer adeus à Lara Jean, já que a personagem marcou tanto sua história e crescimento como atriz.
“Eu dei literalmente tudo de mim nesses filmes. Eu acredito na história e eu amo Lara Jean. Eu cresci tanto, assim como a Lara Jean. E isso é muito especial. Dizer adeus, eu ainda não consegui fazer isso direito. Ela foi uma parte tão grande da minha vida, abriu tantas portas pra mim. Eu a amo, e amo o coração dela, e amo a maneira como ela vê o mundo. Dizer adeus foi muito difícil, foi realmente muito chato. Eu estou muito orgulhosa do que fizemos, do trabalho de todo mundo“, finalizou a artista.