O relacionamento na adolescência pode ser tudo aquilo que os filmes de comédia romântica prometeram, mas também pode ser completamente diferente e causar alguns traumas. Na HQ “Laura Dean vive terminando comigo”, o leitor é apresentado justamente ao segundo caso e, ao longo da história, acaba avaliando melhor o que é amor e até que ponto é viável lutar por ele.
sinopse
Laura Dean é a garota mais popular e linda da escola. Por isso, Freddy Riley mal consegue acreditar que ela é sua namorada. Ou ao menos era. É que Laura, além de ser incrivelmente gata e divertida, também pode ser bastante cruel: ela vive terminando o namoro e pedindo para voltar depois. Freddy nunca entende o que deu errado e, com sua autoestima completamente abalada, sempre aceita reatar, afinal Laura é a namorada dos sonhos de qualquer garota.
O dia em que começaram a namorar foi o melhor da vida de Freddy, mas agora, com as incontáveis idas e vindas do relacionamento, isso parece apenas uma lembrança distante e quase irreal. As atitudes egoístas de Laura Dean despertam a desconfiança e a preocupação dos amigos de Freddy, que veem a garota ficar cada vez mais desnorteada. Eles não conseguem entender por que ela sempre aceita reatar um namoro que claramente não lhe faz bem.
Com o tempo, a situação se mostra cada vez mais insustentável: o coração de Freddy vai se despedaçando em câmera lenta e ela corre o risco de perder a melhor amiga junto com o que resta de sua autoestima. Mas, quando Freddy se consulta com uma misteriosa vidente, recebe um conselho capaz de mudar essa história para sempre.
indicação
A HQ foi destaque da edição de 2020 do Eisner Awards, a maior distinção do mundo dos quadrinhos, e saiu vencedora em três categorias: Melhor Artista, Melhor Roteiro e Melhor Publicação Para Adolescentes. Com obras que costumam abordar temáticas LGBTQIA+, Mariko Tamaki, a autora, une sua narrativa envolvente ao traço único de Rosemary Valero-O’Connell para narrar como relacionamentos tóxicos na adolescência podem minar o amor-próprio nessa fase tão delicada e conturbada da vida.