Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Linguagem neutra: saiba como tornar sua comunicação mais plural

Em inglês os pronomes they/them são neutros, mas como funciona na língua portuguesa?

Linguagem neutra: saiba como tornar sua comunicação mais plural
Linguagem neutra: saiba como tornar sua comunicação mais plural (Rawpixel)

Desde que Demi Lovato afirmou que se identifica como uma pessoa não-binária e, portanto, adotaria os pronomes they/them, a discussão sobre linguagem neutra se intensificou entre nós, falantes da língua portuguesa. Afinal, existe no português uma forma de se referir às pessoas sem demarcar gênero?

+6 influenciadores LGBTQIAP+ para seguir nas redes sociais

De acordo com a norma culta, a resposta é sim. Nossa língua deriva do latim, que conta com três definições de gênero, o masculino, feminino e neutro, porém, devido às semelhanças morfossintáticas, houve uma fusão entre masculino e neutro, portanto, a única marcação de gênero na língua portuguesa seria no feminino. Isso significa que nosso masculino também demarca neutralidade de gênero.

“Gênero gramatical é o gênero da palavra, não o gênero da pessoa. Logo, não é possível criar objetivamente um novo pronome para atender a uma necessidade de neutralização. Isso porque, em Português, o ‘masculino’ não é ‘menino’. Trata-se de uma forma neutra, o único gênero que possui marcação, desinências específicas para isso, é o feminino”, explica o doutor em letras Pablo Jamilk.

O profissional pontua que alterações em nosso sistema linguístico podem ser realizadas, porém, quando se trata da norma culta – que inclui documentos oficiais, por exemplo – é mais complexo de formalizar tais mudanças, visto que requerem cerca de 30 anos para a aprovação, que deve incluir um novo acordo ortográfico para entrar em vigor.

Entretanto, existem discussões sobre como nossa língua reflete uma estrutura patriarcal, as quais englobam questionamentos sobre o uso do masculino genérico. Portanto, há quem deseje optar por uma linguagem neutra sem precisar aderir às terminações em “o”, por exemplo.

Segundo a professora de língua portuguesa da Camino School, Marília Magalhães Cunha, uma boa forma de seguir adotando a norma culta é pensar em sinônimos que terminem em “e”. “Costumo dizer que a língua é viva e acompanha a História, ou seja, adapta-se de acordo com o momento em que estamos. Talvez um caminho seja optar por essas soluções vigentes. Ao invés de professor ou professora, podemos dizer ou escrever docente. No lugar de aluno ou aluna, o termo estudante soa mais neutro”.

E se a gente questionar a norma culta?

Muitos ativistas LGBTQIAP+ defendem a substituição do masculino genérico por uma nova forma de neutralidade. Não se trata do uso de “x” ou “@”, que não são pronunciáveis e excluem da comunicação pessoas que usam softwares de leitura.

Cup, youtuber não-binárie, explica que podemos substituir por “u” quando a forma neutra seria demarcada por “e”, bem como adotar o “e” quando seria utilizado o “o”. “A convenção mais popular é o uso dos pronomes pessoais elu (pronuncia-se ‘êlu’ ou ‘élu’). A mesma mudança aconteceria com outros pronomes, como seria o caso de ‘aquelu’, um pronome demonstrativo. Em outros casos cujas formas seriam o uso de um ‘o’ e ‘a’, a convenção seria o uso do ‘e’, como o pronome indefinido ‘outre’, alternativa para ‘outro’ ou ‘outra’”.

“Eu percebo que, especialmente ao se referir a pessoas que se identificam com essa linguagem, muites ficam receoses com os eventuais erros que podem cometer. Minha dica é para não se incomodar tanto com isso. Sabemos que não é de uma hora para outra que nos acostumamos com uma nova forma de comunicação. Existir o esforço já é um grande passo, e é bem reconhecido, mesmo que por ventura ocorram alguns erros no meio do caminho. No fim essa é uma discussão sobre respeito, e nos sentimos respeitades pelo esforço”, finaliza Cup.

Mais notícias para você

LGBTQ+

É muito importante ficar de olho no que falamos para não acabarmos espalhando homofobia sem querer, não é mesmo?

Entretenimento

Nesta segunda-feira (18), o TikTok realizou a gravação da final do concurso Drag Sync em uma noite idealizada para celebrar a cultura drag. A...

Entretenimento

Em celebração ao Mês do Orgulho LGBT ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, o Spotify promove uma iniciativa em homenagem à artistas e criadores...

Entretenimento

Como a gente sabe, estamos no Mês do Orgulho. O momento é um lembrete de como a representatividade LGBTQIAP+ é indispensável e precisamos exaltar...