Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Mães no Facebook: como não deixar isso se tornar um problema

Confira as dicas que vão ajudar você a lidar com esses “novos internautas”.

Com a popularização do Facebook, os pais estão cada vez mais entrando e interagindo na rede social também. Eles curtem todas as fotos, compartilham correntes e o principal: viram verdadeiros stalkers! Fuçar o seu perfil e comentar todas as suas publicações virou algo da rotina. Mas relaxe. As dicas abaixo vão ajudar você a lidar com esses “novos internautas”.

Mães no Facebook: como não deixar isso se tornar um problema

Foto: ThinkStock/GettyImages

“Um curtir vale mais que mil palavras”

Essa frase não é mesmo à toa. Já parou para pensar que a sua mãe fuça o seu Facebook porque gostaria de estar mais próxima a você? Ela quer se divertir nas redes sociais assim como você faz com as suas amigas e, para as mamis, nada mais divertido do que interagir com os próprios filhos. Mas é importante se ligar num detalhe: “A relação entre pais e filhos é outro tipo de amizade, que é profunda, mas limitada. Aberta até certo ponto e respeitada ao mesmo tempo”, alerta o psicólogo Alexandre Bez. Por isso, tome cuidado para não “perder o limite” entre amizade e o respeito, e acabar zoando sua mãe na rede.

Imigrantes digitais

A geração dos nossos pais não está tão acostumada com a tecnologia e os avanços das relações sociais na internet. Quando eles eram jovens, não havia Facebook, Orkut, Twitter, e para muitos, não havia nem internet. Por isso é normal que eles se sintam “deslumbrados” no começo. Tenha paciência, ensine o que você sabe e não force a barra. Aos poucos, sua mãe vai perceber que compartilhar tudo o que aparece no mural é um pouco exagerado.

“Ela ‘stalkea’ a minha vida”

Se a sua mãe é daquelas que fica de olho em absolutamente tudo o que você faz e, de quebra, ainda te repreende por alguma coisa que você postou, mantenha a calma, porque há solução! A maneira mais fácil de fazer a sua mãe entender e aceitar a sua privacidade nas redes é trazer a situação do mundo virtual para o real: a chame para bater um papo e diga, de maneira séria, mas delicada, que da mesma forma que você age com responsabilidade no seu dia a dia, isso não será diferente na internet. “No mundo atual a grande preocupação de pais é o uso das drogas e as más companhias. Estar longe de determinadas amizades é sempre útil, tanto no mundo real ou virtual”, diz o psicólogo.

Bloquear a mãe é uma boa?

Definitivamente não. Primeiro porque não há necessidade. Se você conseguir fazê-la entender como as redes sociais funcionam e como ela pode confiar em você, não haverá motivos para isso. Segundo é que ela é sua mãe e, querendo ou não, ela está apenas cumprindo o papel de lhe proteger. Por isso, se as duas souberem respeitar o tempo e o espaço uma da outra, a relação de vocês na net tem grandes chances de se tornar um convívio superlegal!

Consultoria: Alexandre Bez, psicólogo (www.clinicaab.com.br).

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você