Que orgulho dessa garota! Aos 22 anos, a paquistanesa Malala Yousafzai acaba de se formar em Filosofia, Política e Economia na universidade de Oxford. Para celebrar o feito, a ganhadora do Nobel da Paz postou alguns cliques de sua celebração nas redes sociais.
Aos 11, Malala queria ser médica, mas a escola onde ela estudava, no noroeste do Paquistão, foi fechada por militantes do Talibã. Ainda muito jovem, ela virou um símbolo na luta contra o grupo, escrevendo em seu blog sobre a resistência pelo direito de garotas estudarem.
Em outubro de 2012, quando ela tinha 14, homens mascarados do Talibã entraram em um ônibus cheio de crianças e dispararam tiros na sua cabeça. Duas outras garotas também foram feridas pelos disparos, mas as três sobreviveram.
O Talibã afirmou que ela representava valores do Ocidente e que ainda tentaria matá-la. Malala e a família se refugiaram na Inglaterra, onde ela finalizou os estudos, e agora, acaba de se graduar em três disciplinas ao mesmo tempo.
Em outubro de 2014, o comitê do Nobel anunciou a entrega do prêmio da Paz à Malala “pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação”.
Formada, Malala escreveu que não sabe o que o futuro lhe aguarda: “É difícil expressar minha gratidão agora que eu consegui meu diploma de filosofia, política e economia em Oxford. Não sei o que virá adiante. Por enquanto, será Netflix, ler e dormir”.
Confira as fotos:
Hard to express my joy and gratitude right now as I completed my Philosophy, Politics and Economics degree at Oxford. I don’t know what’s ahead. For now, it will be Netflix, reading and sleep. 😴 pic.twitter.com/AUxN55cUAf
— Malala (@Malala) June 19, 2020