Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

EUA: tudo o que você precisa saber antes de comprar sua passagem para viajar

Nova Iorque

Viajar para outro país não é mais algo tão impossível. Muitas empresas e agências de viagem andam caprichando nas promoções e, com um pouquinho de economia e planejamento, o sonho de ir para os Estados Unidos pode se tornar realidade.

Mas antes de fazer as malas e pegar um avião com destino à terra do Obama, é preciso ficar bem ligada nos vários detalhes que devem ser agilizados quando você pretende viajar. Sem eles, talvez você nem consiga embarcar. Ou pior, pode acabar sendo barrada no aeroporto norte-americano e tendo que voltar para o Brasil.

Veja as dicas de o que é preciso fazer antes de ir para os Estados Unidos e evite que imprevistos estraguem sua viagem dos sonhos.

Nova Iorque

Foto: Divulgação/ Shutterstock Images

Passaporte

Se pensou em fazer uma viagem internacional, o primeiro passo é tirar o seu passaporte. Esse será o seu documento de identidade fora do Brasil e sem ele você não consegue sair do país.

Tirar o passaporte é bem mais fácil do que muita gente imagina: entre em contato com a Polícia Federal através do site http://www.dpf.gov.br/. Confira os documentos que você precisa apresentar para fazer o passaporte (RG, CPF, Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição) e preencha o formulário de requerimento no site mesmo. Depois de preencher esse requerimento será gerado um Guia de Recolhimento da União, o GRU. Ele é um boleto que você precisa pagar para conseguir retirar o passaporte. Você só consegue ter o documento em mãos após apresentar o comprovante de pagamento dessa taxa, que tem o valor de R$156,07.

#Dica01: Quando você preenche o formulário, o próprio site informa qual o posto da Polícia Federal mais próximo da sua casa para você retirar o passaporte.

#Dica02: Imprima também o número do protocolo gerado e leve no dia em que for retirar o documento.

Pegando o passaporte

Depois que você preencheu o formulário, pagou a taxa e juntou os documentos, você vai até o posto da Polícia Federal que o site te informou. Alguns lugares não exigem o agendamento com antecedência, mas é preciso ficar de olho.

No dia marcado, vá ao local com aquela documentação exigida, o comprovante de pagamento da taxa e o protocolo da solicitação. E capriche no look, já que é nessa hora que você vai tirar a foto que ficará estampada no seu passaporte. Depois é só esperar o documento ficar pronto, o que não demora muito (alguns ficam prontos em uma semana). O funcionário já vai te passar a data que você vai voltar lá para pegar seu passaporte definitivamente.

O visto

Alguns países como os Estados Unidos exigem um visto para a entrada de estrangeiros no país. Ele é um documento emitido pelo país em que você quer visitar liberando a sua entrada e que especifica o que você está indo fazer lá (passeio, estudar, trabalhar). Quem concede o visto é o Consulado Americano. Você também vai preencher um formulário no site do Consulado, pagar uma taxa de solicitação de visto, que é de 160 dólares e agendar uma entrevista também pelo site. Essa entrevista rola em um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto. Lá eles vão tirar suas impressões digitais, uma foto, conferir seu comprovante de pagamento da taxa de solicitação, verificar seu passaporte e te fazer algumas perguntas.

Achou enrolado? Ainda não acabou. Depois de passar pelo CASV acima, você vai esperar mais algum tempinho e então será chamada para uma entrevista no Consulado ou na Embaixada Americana e vai repetir algumas coisas: apresentar passaporte, responder questões, mostrar documentos… Depois de tudo isso é que você finalmente recebe o “sim” ou o “não” sobre o seu visto. E não há como saber qual será a resposta, nem o porquê de alguns vistos serem negados. Geralmente, o prazo para emissão do visto é de 35 dias.

Com o visto em mãos, aí sim você pode respirar mais aliviada e ir à caça de passagens em conta e que se ajustam ao seu bolso. Depois é pensar no que vai colocar nas malas.

3 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você