É o fim de uma era! A Globo anunciou nesta terça-feira (28) o cancelamento de “Malhação”. A novela que retrata a adolescência e aborda questões do universo jovem estava no ar há 27 anos, atingindo esse mesmo número de temporadas. Bateu até uma tristeza!
O novo ano da produção ainda não tinha título, mas já estava em andamento, com teste de elenco e tudo mais. A 28ª temporada, que seria escrita pelos irmãos Eduardo e Marcos Carvalho, deixaria uma marca de diversidade, com 70% do elenco com atores negros.
Em nota, a emissora justificou que está querendo reformular a programação da tarde, ocupando o horário tradicional de “Malhação”. Ao que parece, o descarte não foi tão direto assim, já que o roteiro da nova temporada pode ser reaproveitado em projetos futuros.
Devido às restrições advindas da pandemia, diversas produções da televisão e do cinema tiveram o cronograma impactado. A Globo tem apostado em reprisar alguns de seus programas, e o título teen não fica fora dessa. Atualmente, está sendo exibida a “Malhação: Sonhos”, estrelada por Bruna Hamu, Rafa Vitti e Isabella Santoni.
Como a gente já sabe, cada temporada de “Malhação” acompanhava um conjunto de jovens diferentes, assim a trama sempre se reciclava. Temas como relacionamentos, sexualidade, família, escola e escolha profissional eram os mais presentes. Nos últimos anos, o enredo ainda trouxe o diálogo sobre transtornos alimentares, saúde mental, DSTs e assédio sexual.
Agora, depois de todo esse tempo, chegou a hora de se despedir. Aceitam um lencinho? O fim do programa já é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e mexeu com o coração dos fãs.
Em homenagem à trajetória de “Malhação”, separamos algumas personagens que fizeram história na trama e marcaram o público. Vem conferir!
Bene (Daphne Bozaski)
Uma das temporadas mais amadas pelo público nos últimos tempos foi “Malhação: Viva a Diferença”. Inclusive, a novelinha foi premiada com um Emmy Kids Internacional, em 2018. A trama acompanha cinco jovens que acabaram virando amigas pelo acaso do destino. Uma das protagonistas era Benê, uma adolescente com Síndrome de Asperger. A abordagem sobre o assunto foi mega sensível e muito elogiada, além de ser a primeira personagem da novela com essa condição.
Karina (Isabella Santoni)
Sabe aquelas personagens que não são protagonistas, mas a gente considera que sim? Karina certamente é uma dessas. Representando todas as garotas que sonham com luta profissional, a personagem é mega determinada, mas também tem um gênio um tanto quanto forte. Durante a temporada “Malhação: Sonhos”, a marrentinha forma casal com Pedro, interpretado pelo fofo Rafa Vitti (alguma fã de ‘Perina’ por aí?), e em meio de muita confusão, o público ama o casal até hoje.
Lia (Alice Wegmann)
Lia é a caricatura da adolescente rockeira, quem ai se identificava? A protagonista da temporada “Malhação: Intensa como a Vida” passou por maus bocados durante a trama. Com uma personalidade de quem não leva desaforo para casa, Lia tava sempre metida em confusão, mas o aspecto que mais contagiou o público foi a sua amizade com Ju (Agatha Moreira). BFFs!
Fatinha (Juliana Paiva)
Outro caso de coadjuvante que ofusca protagonista é a Fatinha. A personagem fez muita gente rir com o seu jeitinho contagiante e autêntico. Em “Malhação: Intensa como a Vida”, a narrativa da Fatinha girou em torno dela alcançar a própria independência sendo ela mesma. Além disso, quem lembra do casal ‘Brutinha’?
Lica (Manoela Aliperti)
Mais uma personagem da temporada de 2017, “Malhação: Viva a Diferença”. Sendo parte do grupinho das “five”, Lia pode ser descrita como uma verdadeira rebelde sem causa. Apesar de deixar o público bastante irritado às vezes, muita gente se identifica com as dúvidas e questões levantadas pela protagonista. A bissexualidade da personagem é um dos temas que marcam a sua narrativa, principalmente seu relacionamento com Samantha, interpretada pela Giovanna Grigio.
Quem aí vai sentir falta de “Malhação”?