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Maquiagem não tem gênero: conheça Fabiano Okabayashi e Gabriel Watoniki

Maquiagem não tem gênero: conheça Fabiano Okabayashi e Gabriel Watoniki
Maquiagem não tem gênero: conheça Fabiano Okabayashi e Gabriel Watoniki

A vaidade com a aparência é, de fato, algo diretamente relacionado às mulheres. Seja por uma pressão de estar sempre vestida de maneira adequada ou de ser julgada diariamente por usar muita ou pouca maquiagem, a verdade é que socialmente, por uma série de razões históricas e culturais, cuidar da aparência é sempre vinculado à feminilidade. No entanto, essa forma de pensar – felizmente! – vem se tornando cada vez mais antiquada.

Fabiano Okabayashi, influenciador digital que conta com mais de um milhão de inscritos no canal de YouTube Maquiagem De Homem, contou que o universo da maquiagem está presente na sua vida há bastante tempo.

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“Sempre fui fascinado pelo seu poder de transformação e claro (e mais importante) a transformação que acontece dentro da gente. Quando criança, admirava minha mãe em frente ao espelho a retocar seus lábios e alongar seus cílios finalizando com a seguinte frase: ‘Estou pronta e me sentindo linda!’. A partir daí começaram os questionamentos: ‘Porque eu não posso fazer o mesmo e me sentir bonito? Porque isso é coisa de mulher? Porque eu não posso chegar perto disso?’”, disse ele em entrevista à todateen.

“Foi então que com a chegada da adolescência e seu turbilhão de mudanças e tenebrosas espinhas, que experimente a maquiagem pela primeira vez. Isso me fez me sentir mais bonito, exatamente como minha mãe se sentia! A sensação foi de ‘Agora posso ganhar o mundo e fazer o que quiser!’. Tudo começou assim, desmistificando esse tabu para mim mesmo, usando e descobrindo as possibilidade dessa ferramenta para o mais importante: ‘Me sentir bem!’”, contou o digital influencer.

E Fabiano não foi o único a se sentir dessa maneira. “Minha relação com a maquiagem começou por causa da minha pele, sempre tive espinhas e muita textura. Comecei a usar maquiagem pra cobrir essas “falhas” mas acabei descobrindo uma forma terapêutica e divertida de me expressar.”, revelou Gabriel Watoniki, produtor de conteúdo digital.

“Maquiagem pra mim é uma forma de expressar minha arte e de me desafiar a concretizar minhas ideias. Não sou de usar maquiagem no dia a dia, meu foco é criar imagens impactantes.”- Gabriel Watoniki

“Como maquiador profissional e apaixonado por esse universo, maquiagem para mim está muito além de corrigir imperfeições para se encaixar em um padrão. Maquiagem antes de tudo é a transformação que acontece dentro de você e a forma “mais legal”de expressar seus sentimentos e quem realmente você é!” – Fabiano Okabayashi

Com a sociedade ressignificando cada vez mais os padrões estéticos, o marcado também começou a mudar. Atualmente vemos marcas renomadas já expandindo suas linhas de beleza “para homens”, enquanto que outras se desprenderam do conceito de gênero na hora de comercializar seus produtos, se popularizando como maquiagens fluidas ou sem gênero.

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“Tom Ford lança uma linha de maquiagem para homens, algo que não pegou! É… não estávamos preparados! Mas agora estamos prontos! Acredito que não será algo que dominará o mundo, por enquanto, mas nada que alguns anos resolva. Cada vez mais temos homens decididos, que sabem e que querem mostrar o porque vieram ao mundo!”, reflete Fabiano que, inclusive, já deu o primeiro passo no Brasil ao criar a MDH Cosméticos, no final de 2020. “É uma marca para homens livres, que vem com o objetivo de desmistificar e inovar em cosméticos masculinos, com fórmulas pensadas para suas necessidades e porque não uma linha de maquiagem?”.

Além disso, se tratando de maquiagem sem gênero, para Fabiano, nada mais é do que uma forma de incluir cada vez mais o público. “Maquiagem sem gênero está aí para mostrar que uma mistura química de óleos, ceras e pigmentos não irão interferir na sexualidade de nenhum dos gêneros! Junto com a maquiagem sem gênero veio a liberdade de criar, se expressar e se sentir pleno.”, reflete ele.

Gabriel ainda ressalta que a importância de tais iniciativas está no acolhimento de pessoas que não se encontram ou se identificam no espectro feminino mas que querem se aventurar nesse universo. “Seja pra cuidar da aparência, seja pra experimentações e criações artísticas, mas que não se sentem confortáveis adquirindo produtos que não os envolvam em seu espectro de clientes.”.

Mas, embora as coisas estejam cada vez mais representativas, ainda é necessário percorremos um longo caminho para que, socialmente, pare de vincular maquiagem e vaidade com as mulheres. “A nova geração está aí, e se você levantar está questão de por quê maquiagem é só para as mulheres? Eles não saberão te responder, afinal para eles maquiagem não tem gênero! Esse pensamento livre é a melhor transformação que está acontecendo hoje. Mas, existem muitos homens com pensamentos contrários, ocasionados pela opressão e imposição, que será quebrada e desmistificada apenas com um remédio básico e de fácil acesso: uma dose de informação por dia! (risos).”, conclui Fabiano.

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“No final são só produtos como qualquer outro de cuidados com a aparência, qual a diferença de usar uma loção, se barbear, usar gel para modelar o cabelo e aplicar um corretivo? O ponto é questionar o por que de itens, hábitos, hobbies, etc. categorizados como “femininos” são inferiorizados e vistos como menos importantes e menos válidos que os “masculinos”“, finaliza Gabriel.

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