No próximo domingo (06), acontecerá o primeiro turno das eleições de 2024 para prefeito e vereador. Todas as pessoas convocadas a comparecer como mesário, deverão estar presente na sessão eleitoral indicada.
Além do dia oficial das eleições, o mesário também é obrigado a comparecer no dia de treinamento, oferecido pela Justiça Eleitoral. Assim, se a pessoa cumprir com os dias obrigatórios, ela pode receber quatro dias de folga do trabalho – caso não haja segundo turno.
Embora não tenha nenhuma remuneração pelo serviço prestado, todo mesário recebe R$ 60 por turno trabalhado como auxílio-alimentação. Caso o convocado seja estudante, as horas trabalhadas podem ser revertidas para atividade curricular complementar.
No dia da eleições, o mesário deve fazer todo aquele procedimento comum com o eleitor antes do voto. Como localizar o nome do eleitor no Caderno de Votação, colher sua assinatura e entregar o comprovante de votação ou de justificativa. Além de orientar os eleitores na fila e conferir seus documentos.