Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

“Minha mãe fala que estou gorda” – como lidar com essa situação

Entenda o que acontece quando sua mãe insiste em implicar com o seu peso e como você pode sair dessa!

Entenda o que acontece quando sua mãe insiste em implicar com o seu peso e como você pode sair dessa!

Assim como sofre a personagem Ágatha (Ana Karolina Lannes) com as implicações de sua mãe Carminha (Adriana Esteves), na novela Avenida Brasil, viver sob a mira da mãe em relação ao peso é uma situação que, infelizmente, acontece com muitas meninas. Quando pensamos em bullying temos o costume de vê-lo apenas como algo que rola na escola e nunca paramos para pensar que esse comportamento pode ocorrer dentro da nossa casa também. Ser chamada de gordinha o tempo todo pela mãe é uma prática de bullying tanto quanto ser chamada na escola. Mas há algumas diferenças importantes….

"Minha mãe fala que estou gorda” – como lidar com essa situação

Foto: Divulgação/TV Globo

Mãe sempre se preocupa

Sabe aquela coisa de que mãe está sempre preocupada com os filhos? Pois é. Essa preocupação excessiva das mães faz com que, às vezes, elas percam um pouquinho do “freio social” – aquela nossa consciência que controla o que e como expressamos nossa opinião para as outras pessoas. Assim como as crianças falam tudo o que vêm à cabeça, nossas mães também criam esse hábito, pois para elas, a liberdade de falar com os filhos o que elas bem entenderem é uma forma de educar. Muitas não percebem o quanto certas palavras machucam e magoam quem está ouvindo.

“Me sinto mais feia do que a minha mãe”

Sua mãe é do tipo gatona, magra e vaidosa? Muitas pessoas a comparam com você? Sentir-se inferior à sua mãe por questões de beleza não está com nada!

Primeiro: se ela é mais magra que você, qual a importância disso? Por acaso ser gordinha significa ser feia? NOT. Segundo: pense nisso: quem você quer agradar? Se a sua preocupação é parecer tão ou mais magra que a sua mãe só para as pessoas pararem de comparar vocês duas, saia dessa! Levar a vida preocupada com a opinião alheia é deixar de ser você mesma, ok? Terceiro: não encare a relação de vocês como uma competição. Que tal tentar ver sua mãe como exemplo de beleza, admirá-la e aprender com ela como melhorar a autoestima?

O importante é você lembrar que toda mulher é bonita: “Às vezes, você pode não ter as mesmas características da sua mãe, mas não é por isso que você deve deixar de explorar o seu potencial”, diz o psicólogo Alexandre Bez.

"Minha mãe fala que estou gorda” – como lidar com essa situação

Foto: Divulgação/TV Globo

Como lidar com a mãe

“A melhor maneira de a adolescente agir é não partir para discussão e sim tentar compreender os pontos de vistas da mãe, sejam eles positivos ou negativos. E usá-los da melhor maneira possível”, alerta o psicólogo. Jogue a real para a sua mãe, diga o quanto essa mania de ficar te chamando de “gordinha” ou insinuando que você está acima do peso a incomoda e, sobretudo, a chateia! Chegar numa boa e conversar é a melhor alternativa. Se o que ela quer é simplesmente te estimular a começar uma dieta e praticar exercícios, tente fazer isso! Além de provar para ela que você também se preocupa consigo mesma, você ainda pode perder uns quilinhos.

Caso ela não entenda que você gosta de estar assim e continua fazendo brincadeirinhas com o seu peso, é hora de partir para o plano B: o humor. “Uma boa saída também é o humor, ou seja, levar a situação para esse lado, não se mostrando ser agredida”. Se você percebeu que essa mania da sua mãe não vai mesmo mudar, tente encarar como uma brincadeira, afinal, só ela não percebe que esse tipo de comentário não faz sentido algum.

Das telinhas para a vida real

Se você gosta da novela Avenida Brasil e se identifica com a personagem Ágatha, confira a entrevista completa com a atriz Ana Karolina Lannes. A fofa fala sobre sua vida, sobre preconceito, conta o drama de sua personagem e ainda dá boas dicas de como lidar com as mães “Carminhas” que existem por aí!

Consultoria: Alexandre Bez, psicólogo. (www.clinicaab.com.br)

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você