Os Jogos Paralímpicos estão cada vez mais próximos e a todateen está em clima de esquenta. A delegação brasileira já está em Paris e conta com o maior número de convocados desde Rio 2016.
E vai ter muita mulher brilhando nas arenas francesas! Isso porque, dos 254 atletas com deficiência convocados, 116 são mulheres. Ou seja, 45,67% do total dos competidores. É isso aí!
Aliás, o número representa a maior convocação feminina brasileira na história dos Jogos Paralímpicos tanto em quantidade quanto em termos percentuais. Assim que a gente gosta, né? As atletas que estarão na capital francesa serão em maior quantidade em Paris do que na edição de 2016, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Brasil teve 102 mulheres, o que representou 35,17% do total da delegação.
Já em termos percentuais, a maior representatividade de mulheres na delegação havia sido em Tóquio 2020, quando 41,03% do total dos convocados eram do sexo feminino — 96 diante dos 138 homens. O aumento da participação das atletas em todas as modalidades paralímpicas é um dos pilares do planejamento estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisado em 2021.
Por fim, vale lembrar que os Jogos Paralímpicos de Paris começam no dia 28 de agosto e terão transmissão pela SporTV e pelo canal oficial do Comitê Paralímpico.