Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

O Enem chegou! 10 dicas para controlar a ansiedade às vésperas da prova

Crédito: Shutterstock

Frio na barriga, medo, sensação de que não sabe nada, que não estudou o suficiente… às vésperas do Enem é natural que os candidatos fiquem inseguros, né? Quem já realizou essa temida prova, sabe bem do que estamos falando.

Mas, acredite, o estresse exagerado pode prejudicar o seu desempenho, especialmente neste ano em que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do concurso passa por uma crise. Só para se ter ideia, nos últimos dias, mais de 30 servidores do órgão ligado ao Ministério da Educação pediram exoneração, o que pode elevar ainda mais o nível de ansiedade dos candidatos.

“Em meio a um desafio grande, que é a escolha de carreira e a expectativa por um bom resultado, a crise no Inep acaba sendo mais um um fator que geral ansiedade”, conta a psicóloga Talitha Nobre, especializada no atendimento a adolescentes e coordenadora do Centro de Apoio à Família do Grupo Prontobaby, no Rio de Janeiro.

Pensando nisso, a psicóloga Talitha Nobre, especializada no atendimento a adolescentes e coordenadora do Centro de Apoio à Família do Grupo Prontobaby, no Rio de Janeiro, junto da médica Patrícia Rezende, elaborou uma lista de atitudes que podem contribuir para dias mais tranquilos antes da primeira etapa de prova, até o que fazer nos momentos em que a ansiedade fica incontrolável. Confira:

Respiração é tudo!

Para tentar amenizar o nervosismo, é possível usar uma técnica de respiração que costuma dar excelentes resultados. Talitha explica que basta inspirar pelo nariz profunda e lentamente, contraindo o corpo ao mesmo tempo. Em seguida, deve-se segurar o ar por alguns segundos e depois soltá-lo bem devagar pela boca, relaxando o corpo. O ritual deve ser repetido por alguns minutos.

Se liga na alimentação

Nada de se entupir de guloseimas, encarar uma feijoada ou fast food, tá? Na véspera da prova e no dia do exame, não se deve ter uma alimentação rica em gordura. A refeição pesada faz com que o sangue seja desviado para o trato digestivo para fazer a digestão, o que provoca sonolência. Os candidatos devem apostar em uma alimentação balanceada. No domingo, não ignore os carboidratos no café da manhã, eles ajudam a garantir mais energia. Para o local do exame, não esqueça de levar água, um isotônico, barras de cereal ou chocolate para um lanche.

Não deixe de dormir

Nos dias que antecedem as provas, nada de virar a noite estudando. Também evite o uso de telas uma hora antes de ir para a cama para ter mais facilidade para adormecer. Esse cuidado vai fazer com que você não sofra o impacto de uma noite mal dormida no dia da prova.

Relaxe

Na reta final para as provas, estude, mas sem exageros. É importante também encontrar momentos para relaxar. Pode ser lendo um livro que você goste, conferindo aquela série recém-lançada (mas nada de maratonar, virando a madrugada!) ou mesmo conversando com amigos.

Movimente-se

Fazer atividades físicas ajuda a liberar endorfina, que provoca uma sensação de bem-estar. Por isso, investir em caminhadas leves ou esportes é uma boa ideia. Quem se exercita regularmente também tem ganhos na concentração e na memória. Se a atividade for ao ar livre, melhor ainda.

Meditação e yoga são boas opções

As duas atividades ajudam não só na questão do foco, mas no controle da ansiedade. Hoje, é possível encontrar vários exercícios on-line. Dedique-se a eles.

Bebida alcóolica? Nem pensar!

Pode aparentar que relaxa, mas altera os ciclos do sono. Os candidatos que têm idade para consumir bebidas alcóolicas, devem evitá-las.

Busque por conforto

Pense em tudo que pode causar desconforto no dia da prova, como fome, sede, frio, e se prepare. Leve casaco, água e uma fruta, por exemplo, para evitar situações que podem levar ao estresse, além da prova em si.

Organização

Parece óbvio, mas não custa lembrar. Não deixe de levar a caneta preta, identidade e o comprovante de inscrição impresso. Deixe tudo separado junto das chaves de casa, assim não tem chances de esquecer. Se possível, também faça o trajeto até o local de prova na véspera para ter ideia de quanto tempo leva. E, contabilize no planejamento, eventuais percalços, como atraso do transporte público ou engarrafamentos. Melhor chegar cedo do que encontrar os portões fechados.

Foco nas questões mais fáceis

É normal que o candidato se sinta inseguro no momento da prova. Caso ele se dedique primeiro às perguntas mais complicadas, poderá ficar mais ansioso. Por isso, começar pelas perguntas mais fáceis é uma boa alternativa para deixar o estudante mais seguro.

Agora, vai lá e arrasa! Você consegue.

Mais notícias para você

Comportamento

Primeira parte da prova acontece neste domingo (5)

Comportamento

O período de inscrição termina nesta semana — não perca!

Comportamento

O grande momento chegou! Quem realizou a última prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já pode conferir a pontuação. A notícia pegou...

Comportamento

De acordo com Danilo Dupas, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Enem 2021 serão divulgados...