Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

O fantasma da ex atrapalha o namoro

casal-disputa

Com certeza, seu namorado já teve alguém antes de te conhecer. Normal. O duro é quando ela insiste em assombrar a vida de vocês. Veja como espantar essa chatíssima criatura. Para sempre!

casal-disputa

Foto: Thinckstock/GettyImages

 

Como lidar com a situação

Como o nome diz, ex-namorada é passado. O problema é quando ela insiste em atrapalhar o presente. Telefona, deixa mensagens nas redes sociais, força uma reaproximação. Mas calma. Não se desespere e muito menos bata de frente com o recém-namorado. Nessa hora, brigas só vão afastá-lo de você. Quem tem de ficar bem longe é a dita cuja. Saiba também que sentir-se insegura com essa situação é normal. Afinal, vocês ainda estão construindo o relacionamento e uma história juntos.

tome cuidado para não virar a chata de plantão. “Se ficar remoendo o assunto, é você quem trará a ex para o presente. Mantenha o foco na relação atual e partilhe os bons momentos”, alerta a psicanalista Dora Gurfinkel. E
avisa: “Não revide as baixarias, é vexame na certa, além do risco de se rebaixar ao mesmo nível da outra. A indiferença é a melhor resposta nessas ocasiões”.

 

Pôr tudo em pratos limpos

Mas para não sofrer sozinha e não ter pesadelos com o seu amado aos beijos com a outra, uma boa saída é apostar no diálogo. “É fundamental falar de seus sentimentos e que está desconfortável com as investidas da antiga namorada.

E procure saber, afinal, o que ela representa na vida dele. Além disso, vale a pena pedir ao parceiro para se colocar no seu lugar. Aposto que ele não gostaria de estar na mesma situação”, afirma o terapeuta Eduardo Lambert, autor de Terapia do Prazer (Editora Abrather).

Já o rapaz, pivô da história, não pode ficar de braços cruzados. Em primeiro lugar, ele deve deixar claro para a antiga namorada que está envolvido em um relacionamento, eliminando assim qualquer tipo de esperança.

Quando um homem não consegue dar fim à perseguição da ex, está de certa maneira incentivando tal comportamento. Nesse momento, ele deve deixar de lado a vaidade – que homem não gosta de ter duas gatas apaixonadas por ele? – e optar pela ética e pelo bom caráter.

Se o casal souber administrar de forma saudável uma situação estressante como esta, pode ser um bom sinal de que a relação tem um futuro promissor. A ex? Vai ficar definitivamente no lugar dela. No passado.

 

Táticas de sobrevivência

• Se esbarrar com ela, tente agir naturalmente. Não precisa esbanjar sorrisos,
claro, mas cumprimente educadamente. Senão, ela vai achar que está arrasando.

• Se a ex também te persegue, deixando recado nas redes sociais ou mesmo pelo celular, respire fundo e ignore. Ela quer justamente tirar você do sério.

• Conforme-se com o inevitável. Seu namorado não pode deixar de cumprimentar ou conversar com a ex se eles moram perto ou no mesmo prédio, por exemplo.

• Não adianta brigar toda vez que ela liga ou manda SMS para o seu gato. Tente agir naturalmente. É melhor ele falar com a garota na sua frente.

• A ex era a nora perfeita para a sua sogra? Vai ser preciso uma dose extra de paciência. Seja educada e gentil, que aos poucos a sogrinha vai te conhecer melhor.

• Você morre de ciúmes toda vez que ouve falar da falecida? Não perca seu tempo, lembre-se de que ela é ex justamente porque a relação deu errado.

• Se eles são amigos, tente lidar com a situação de forma madura. E experimente se colocar no lugar dela. Afinal poderia acontecer com você.  

 

Texto: Daniela Venerando
Consultoria:  Dora Gurfinkel, psicanalista. Eduardo Lambert, terapeuta e autor de Terapia do Prazer (Editora Abrather)

9 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você