Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

O primeiro sutiã a gente nunca esquece!

O primeiro sutiã a gente nunca esquece!

Ganhar o primeiro sutiã é um dos marcos que nós passamos na vida. Aquele pedacinho de pano é mais que apenas uma peça de roupa: é um dos primeiros sinais que a infância está ficando para trás e a adolescência com seus conflitos e amores está mais perto do que podemos imaginar.

Não existe uma idade certa para começar a usar o sutiã, mas é comum ganhar o primeiro logo após o crescimento de glândulas na região, os famosos carocinhos. Nesse momento, o seio costuma ficar sensível e dolorido. Algumas meninas começam a usar sutiã ainda depois, quando ao bico do peito cresce e fica saliente na roupa. Caso você esteja passando por uma dessas fases, ou seus seios já estão aparecendo sob a blusinha, é hora de pedir um para a sua mãe.

Agora, quando o sutiã vem de surpresa, as reações podem ser variadas. Muitas meninas ainda nem cresceram de verdade e já têm os seus. Por exemplo, a Letícia e a Raquel, nossas leitoras, ganharam os primeiros aos três e aos cinco anos, respectivamente. Claro que elas ainda não tinham seios, mas insistiram com as mães para ganhar. A Letícia conta ainda que colocava o seu e saía toda orgulhosa, dizendo que tinha peito. Que criança mais fofa!

Em alguns casos, como o da Letícia Pereira, dá uma revolta de estar crescendo. Ela odiava ter que usar sutiã! Mas, o tempo foi passando e ela ficou sem escapatória, usou e acostumou. Ela disse que ele era todo floridinho, supermeigo!

Depois de comprado, a Lê Pereira aceitou bem ter que usar o sutiã, mas a revolta da Gabi Santiago foi bem pior: ela até jogou um no lixo! “Eu não me conformava que estava crescendo, foi traumatizante”. Algumas meninas podem ter mesmo muita dificuldade para aceitar, mas é normal. Infelizmente, depois de um tempo, até as mais magrinhas têm que usar sutiã.

Mas não pensem que ganhar o primeiro sutiã é sempre uma experiência ruim. Tem muita menina que curte muito o momento e se sente ótima ao vestir a peça! A Bruna Lorena, por exemplo, sonhava em poder usar! Ela disse que a experiência dela foi superemocionante, assim como a da Mih Marcele, que nem tinha tanto peito ainda, mas já se sentiu um mulherão!

Se a única coisa que você sentiu ao ter que usar o seu primeiro sutiã foi muita vergonha e a certeza que ia ser zoada no colégio, fique tranquila, pois você também tem (muitas!) companheiras. A Anne Plank e a Jéssica Baima são somente algumas delas. Mas ó, não encane se rolarem zoações: afinal, nessa faixa etária, todo mundo está crescendo e o primeiro sutiã é um passo natural até a puberdade. A Jéssica, por exemplo, levou na boa. E olha que o caso dela foi bem pior: a mãe dela contou pra todo mundo que ela tinha começado a usar sutiã!

Meu primeiro sutiã

Independente de como aconteceu ou vai acontecer com você, o primeiro sutiã é um marco na vida de qualquer menina. Por isso, você tem que ter muito cuidado ao escolher o seu. Veja nossas dicas e escolha o sutiã perfeito para você:

– Para se acostumar com a peça, escolha um modelo confortável.

– Tecidos leves e macios, como o algodão, ajudam a transpiração

– Se quiser mais sustentação, opte por modelos com aro. O bojo deve ser usado por quem já tiver os seios mais formados, porque modelam e sustentam melhor que os outros modelos.

– Os sem costura, além de mais confortáveis, evitam alergias.

– O tamanho ideal não aperta e também não fica folgado. Além de incomodar, sutiã apertado pode causar problemas circulatórios, dores na coluna e problemas nos seios.

18 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você