Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

O que fazer quando a mãe é mais popular que a filha

O que fazer quando a mãe é mais popular que a filha - mãe e filha conversando

Não é difícil encontrar casos em que o filho ou filha é tímido, enquanto a mãe é superextrovertida. Muitas vezes, o jovem acaba não se sentindo muito à vontade tendo uma mãe mais popular do que ele próprio, e pode até mesmo se sentir pressionado a mudar seu comportamento por isso.

Sua mãe também é BFF da galera e você não curte? Aprenda a lidar com a situação:

[relacionadas posicao=”direita”]

Antes e hoje

Antigamente era comum que os pais assumissem uma postura de “pais” diante dos filhos e não a de amigos. As famílias costumavam ser mais rígidas e a hierarquia “avô”,  “pai” e “filho” era bastante respeitada. Hoje, a situação mudou: a relação familiar está mais moderna e os pais também querem ser amigos dos filhos. “Mais flexíveis e amáveis, pais e mães deixaram de ser temidos e passaram a ser respeitados”, afirma a especialista em desenvolvimento humano Roselake Leiros.

O que fazer quando a mãe é mais popular que a filha - mãe e filha conversando

Foto: Thinkstock/Getty Images

BFF dos filhos…. E dos amigos dos filhos

Quando essa relação de amizade com os filhos adolescentes existe, também é comum que ela se amplie, fazendo com que os pais também queiram ser amigos dos amigos dos filhos. Isso não deve ser encarado como um problema quando o seu espaço é respeitado, ou seja, quando essa amizade não traz problemas para você e para a sua amiga. “Essa amizade entre pais e adolescentes deve ser ponderada para que haja apenas ganhos e não proporcione prejuízos ao relacionamento e desenvolvimento pessoal de nenhuma das partes”, explica Roselake.

Por isso, responda….
– Sua mãe conta os seus segredos para a sua amiga?
– Sua amiga conta os seus segredos para a sua mãe?
– Sua mãe convida sua amiga para ir na sua casa sem te avisar?
– Sua amiga liga na sua casa para conversar com a sua mãe e não com você?

Maioria NÃO:

Se você respondeu NÃO à maioria das questões, então não há problema. Pelo contrário: é muito bom saber que você pode contar com a sua mãe para tudo! Imagine se você tem um problemão na escola ou está com alguma dúvida que só um adulto pode tirar… Não é TDB poder contar pra ela e saber que ela vai te ajudar em vez de te recriminar? Mas nem toda mãe é assim! Provavelmente, sua amiga está recorrendo a ela para buscar algumas respostas que não encontra em casa. Por isso, não há razão para não curtir a popularidade da sua mãe.

Maioria SIM:

Se você respondeu SIM à maioria das questões, então é preciso conversar com a sua mãe e tentar impor um limite nessa amizade, a não ser, claro, que você não se importe. “É importante trabalhar a sua postura diante de si mesma em primeiro lugar. Se reconhecer como um indivíduo independente que tem seus desejos próprios e pensamentos pessoais”, afirma o psicólogo Alexandre Bez.

O que fazer quando a mãe é mais popular que a filha - mãe e filha

Foto: Thinkstock/Getty Images

Por quê?

Porque sua mãe ainda é sua MÃE! O que significa que ela tem que dar bronca quando necessário e a hierarquia “mãe”  “filha” deve ser respeitada. Já pensou você tendo que dar conselhos para ela sobre as contas de casa ou sobre relacionamento? “É comum uma situação em que um pai ou mãe se mostra imaturo ou está carente e faz do filho seu melhor amigo, confidente, que adota os amigos dos filhos como seus próprios amigos. Os filhos destes pais amadurecem rápido para cuidar e zelar por ele, o que em circunstâncias normais seria o contrário”, explica Roselake.

Por isso, seja sincera e converse com a sua mãe sobre o que está sentindo! Ela vai entender e com certeza, a relação de vocês, vai ficar ainda melhor!

Consultoria: Roselake Leiros, especialista em desenvolvimento humano e Alexandre Bez, psicólogo e escritor.

4 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você