Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Os cuidados ao se relacionar com alguém mais velho

Respeitar as diferentes fases da vida de cada um é essencial

Começo de namoro é tudo de bom. O encantamento, a novidade e a vontade de ficar juntinho fazem qualquer dificuldade ir para segundo plano. Mas, com o passar do tempo, a rotina costuma trazer desafios para a convivência do casal. Quando a diferença de idade entra em jogo, as complicações podem ser ainda maiores, afinal, cada um passa por um momento diferente na vida seja na escola, no trabalho ou nas experiências pessoais. Se uma das parte é menor de idade, a cobrança dos pais e até mesmo problemas com a lei podem prejudicar ainda mais o equilíbrio dessa relação.

casal de mãos dadas

Foto: Thinkstock/Getty Images

Elas preferem os mais velhos

É normal curtir garotos mais velhos, afinal, os meninos levam mais tempo para deixar de lado algumas características “infantis”. Mas não é só isso que influencia essa procura. Experiências diferentes, mais segurança, “papo cabeça”, enfim, ter a possibilidade de estabelecer vínculos mais duradouros do que simplesmente ficar com alguém, são os principais atrativos de um homem mais velho, segundo a coach de qualidade de vida, Betty Dabkiewicz.

O que eles querem

“Buscar manter-se jovem em um ambiente em que se sinta bem e esconder de si mesmo as dificuldades de enfrentar a vida adulta, são alguns dos motivos que fazem os mais velhos buscarem os braços de alguém mais jovem”, explica a coach. Por isso, vale a pena observar se o interesse do gato é em você ou na fase cheia de novidades que é a adolescência.

A gente se gosta

Se mesmo pensando em tudo isso, você tem certeza que ele é o amor da sua vida, algumas dicas podem ajudar esse relacionamento a deslanchar: fazer coisas que os dois gostem, respeitar as diferenças e compreendê-las. Afinal, é por meio dessas afinidades que vocês encontram um ponto de união mesmo quando, fora do relacionamento, a vida dos dois é muito diferente.

Meus pais não aprovam

É natural que os pais se preocupem com esse tipo de relação, pois estar com alguém com mais velho pode apressar experiências que nem sempre eles consideram ideais para os filhos. Ainda assim, conversar é o melhor caminho: “Os pais devem conversar abertamente com seus filhos, buscando compreender e apoiar a decisão tomada, respeitando tanto o filho(a) como o parceiro(a). No entanto, os eles podem alertar os filhos no que diz respeito aos vários aspectos que são diferentes, tais como, a vida cultural, social e sexual” aconselha Betty.

O que a lei diz

Quando as coisas saem do controle, por serem responsáveis legais pelos seus atos, são os maiores de idade que podem ter problemas com a justiça. No caso de ser comprovada a relação sexual depois de uma denúncia, o acusado pode ser indiciado por estupro de vulnerável se a vítima for menor de 14 anos, mesmo se ela tiver consentido a relação. Alguns juízes, porém, diminuem essa margem para os 12 anos dependendo do caso, tendo em vista o início cada vez mais precoce da vida sexual dos adolescentes, explica a advogada Roberta Raphaelli Pioli.

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você