O Outubro Rosa existe para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Isso porque a doença é a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras.
De acordo com o Dr. José Roberto Fraga Filho, o câncer de mama não possui somente um fator de risco. No entanto, mulheres acima dos 50 anos possuem mais chances.
Dessa forma, todas mulheres, a partir dos 20 anos, devem fazer mensalmente o autoexame. Aliás, não basta apalpar as mamas em um dia comum, o ideal é que seja entre o quarto e o sexto dia após o fim do fluxo menstrual. Mulheres que não menstruam, porém, devem ficar atentas a outros sinais, como nódulos nas mamas ou axilas, alterações na pele ou saída de secreção do mamilo.
Durante o tratamento do câncer de mama, alguns ressecamentos ou queimaduras podem aparecer. “Tanto a quimioterapia como a radioterapia levam a um ressecamento da pele. Assim, o paciente precisa de uma hidratação mais vigorosa, através da ingestão de 2 a 3 litros de água por dia. Além de uma hidratação tópica através de cremes e óleos hidratantes. E, por último, evitar que a pele desidrate mais devido a banhos quentes e demorados”, explica Dr. Fraga.