Fale conosco

O que vc está procurando?

Moda

Pele do rosto ressecada: saiba como cuidar e quais tratamentos você pode fazer

Veja dicas para deixar a pele mais hidratada!

pele do rosto ressecada
Foto: Getty Images

Você tem a pele do rosto ressecada? Calma, isso é muito comum, cada pessoa tem um tipo de pele! Mas com alguns cuidados no dia a dia, é possível deixar a sua hidratada! Na missão de te ajudar a manter sua pele bonita e saudável, recebemos dicas incríveis de duas dermatologistas.

Se você tem a pele do rosto ressecada, confira algumas dicas que vão te dar um help na hora dos cuidados diários:

Por que algumas peles são mais ressecadas do que outras?
“Devido a fatores genéticos, hormonais, medicamentosos e até sazonais/climáticos. Até mesmo o uso excessivo de sabonetes faciais e muitas lavagens do rosto ou corpo ao longo do dia pode agravar o ressecamento da pele, já que ocorre a remoção do manto hidro-lipídico que reveste externamente nossa pele, protegendo-a do ressecamento”, explica a dermatologista Luciana de Abreu.

Quais hábitos no dia a dia podem melhorar uma pele do rosto ressecada?
“Só a mudança de alguns hábitos simples já ajudam muito, como aumento de ingestão de líquidos, frutas, evitar lavagem excessiva da face e uso de água morna e sabonetes abrasivos com ph acima de 6. Além disso, criar uma rotina de pele de nutrição é essencial para combater ou evitar a desidratação, como lavar a face apenas 2x/dia, utilizar água micelar na substituição de sabonetes para retirar excesso de maquiagem e poluição do rosto, e aplicar cremes hidratantes pelo menos 2x/dia. Borrifar água termal ou dermatológicas enriquecidas também pode auxiliar na hidratação da pele do rosto, bem como realizar máscaras nutritivas 1x/semana”, afirma a Dra. Emily Alvernaz.

O que fazer para não agravar ainda mais o ressecamento?
“Além de evitar contato com água quente e lavagem excessiva da face, esfoliações devem ser evitadas para não remover a camada córnea, e também prevenir a exposição à radiação solar e do vento com uso de filtro solar de textura creme ou loção hidratante”, completa Emily.

Tratamentos estéticos podem ajudar a ter uma pele mais hidratada? Como?
Sim! “Começando pela prescrição de cremes hidratantes, renovadores celulares e antioxidantes pelo seu dermatologista após uma consulta e avaliação do seu tipo de pele e também dos seus hábitos de vida. Além disso, tratamentos como peelings e Preenchimentos com ácido hialurônico ( que é composto por substâncias hidrofílicas, ou seja, retêm água na área e ao redor do local aonde foi aplicado) podem melhorar a textura, viço e hidratação cutânea principalmente das rugas e linhas finas ou estáticas”, explica a Dra. Luciana.

Quanto tempo demora para ver resultado fazendo tratamento e cuidando diariamente do rosto?
De acordo com as duas dermatologistas que a tt consultou, isso depende do grau de desidratação. Mas, geralmente, seguindo as orientações médicas, você deve ver uma melhora cerca de 7 a 14 dias depois, e o brilho e a maciez da pele são notados principalmente após 4 a 6 semanas. Com o uso de tratamentos injetáveis à base de ácido hialurônico, os resultados são praticamente imediatos e ficam ainda mais bonitos depois de 7 dias, e a durabilidade desses tratamentos é em torno de 9 a 12 meses.

Consultorias:
Dra Luciana de Abreu, dermatologista da clínica Dr André Braz
Dra Emily Alvernaz, médica da Clínica Goa, no Rio de Janeiro, com especialização em Dermatologia e Medicina e Cirurgia Estética

Mais notícias para você

Beleza

Uma coisa é fato, é um saco passar por perengues com o próprio corpo fora de casa. Desde uma unha quebrada até o excesso...

Entretenimento

Cada uma precisa de cuidados específicos – vem ver quais!