Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Perdendo mais cabelo que o normal? Entenda como diminuir a queda excessiva no inverno

É galera, o inverno chegou chegando. Como a gente sabe, a temperatura mais baixa pode trazer vários impactos e mudanças no corpo. Uma delas é acentuar a queda de cabelo, um problema que já incomoda muita gente. Vale destacar que o normal é que uma pessoa saudável perder cerca de 70 a 100 fios de cabelo ao dia, mas isso tende a aumentar durante a estação mais fria do ano.

A razão disso pode ser explicada pela mudança na rotina de cuidados e também pelo próprio ciclo dos fios. “Hábitos como a diminuição do número de lavagens, banhos mais quentes e longos, e a maior frequência no uso de ferramentas de calor, como o secador, podem causar caspa, irritação e ressecamento do couro cabeludo, o que contribui para a queda dos fios”, afirma o médico tricologista João Gabriel Nunes.

O especialista também explica que a perda capilar nesta época está relacionada a fatores naturais. “No inverno, os dias são mais curtos, o que provoca uma menor exposição solar. Essa falta diminui a vitamina D, importante para a fotobioestimulação dos folículos capilares”, conta.

Mas calma! Se você já está sentindo esses impactos ou quer prevenir a queda, listamos alguns cuidados que vão te ajudar a evitar esse problema. Bora manter os fios saudáveis durante a estação, né? Vem conferir!

Lave os fios com frequência

Força e coragem para entrar de baixo da água é obrigatório! Mesmo no frio, é super importante manter a região higienizada. O cabelo deve ser lavado com frequência, evitando o excesso de oleosidade no couro cabeludo, que pode agravar a queda dos fios.

Diminua o uso de ferramentas de calor

O uso de secador, chapinha, ou qualquer ferramenta de calor, pode deixar os fios mais frágeis e quebradiços, sendo mais suscetíveis à queda. É importante diminuir e moderar este uso. Procure secar ao natural ou aplicar protetor térmico nos fios antes das ferramentas de calor, mas nunca durma com o cabelo úmido.

Cuidados com o uso de acessórios

Usar toucas, chapéus ou boinas por muito tempo pode abafar o couro cabeludo, estimulando ainda mais as glândulas sebáceas. Essas regiões são responsáveis por produzir sebo na região, ou seja, a oleosidade.

Mais vitaminas

Segundo o especialista, o uso de complexo vitamínico capilar pode ajudar a manter o nível de vitaminas, desde que seja recomendada por um médico profissional. Isso porque vários nutrientes do corpo acabam diminuindo no inverno, como é o caso da vitamina D.

Beba bastante água (sempre)!

A ingestão de água é recomendada em qualquer estação para preservar os fios, porém é ainda mais importante no inverno para combater a queda. Inclusive, também é importante procurar um especialista se notar a perda diária acima dos 100 fios por um período longo. “A queda pode estar sendo ocasionada por outros fatores que precisam ser investigados e tratados corretamente”, explica o tricologista.

Mais notícias para você

Beleza

É extremamente importante manter a manutenção dos fios para atingir um cabelão

Beleza

Dê adeus ao frizz com uma receita de hidratação caseira

Beleza

Diga adeus aos fios arrepiados devido ao frizz!

Beleza

Você sabe qual é a curvatura do seu cabelo? Se não sabe se é crespo, ondulado ou cacheado, fique tranquila! A gente te salva