Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Pílula do dia seguinte: quando usar, efeitos colaterais e outras dúvidas respondidas

Pílula do dia seguinte: confira as dúvidas mais comuns
Pílula do dia seguinte: confira as dúvidas mais comuns (Rawpixel)

Quando o assunto é gravidez indesejada, sempre surgem inúmeras dúvidas e medos e a pílula do dia seguinte acaba sendo a aliada de muitas mulheres. Porém, é preciso tomar cuidado e saber exatamente quando e como usá-la. Por isso, a todateen conversou com a ginecologista Erica Mantelli para tirar algumas dúvidas.

qualquer mulher pode tomar a pílula?

Em teoria, sim. Mas é preciso tomar alguns cuidados. “Meninas mais jovens, que apresentam um ciclo menstrual mais irregular, podem ter mais efeitos colaterais“, explica Erica.

quais são os efeitos colaterais?

Dentre os principais, estão náuseas, vômito, dor de cabeça, irregularidade menstrual, retenção de líquido, alterações do humor“, comenta a ginecologista. “Além disso, a menstruação pode tanto vir antes do período esperado quando atrasar e o fluxo de sangue também pode se alterar“.

como funciona a pílula no organismo?

Ela pode atuar de diversas formas e tudo vai depender do momento do ciclo que a mulher está. “No caso de mulheres que ainda não ovularam, a pílula atrasa a ovulação, dificultando a gestação“, diz Erica. “Ela pode também modificar o muco cervical, deixando mais difícil para o espermatozoide poder ultrapassar. Outra coisa que pode ocorrer é a pílula alterar a camada interna do útero, deixando o endométrio menos receptivo para o espermatozoide“.

Porém, vale lembrar que todas essas reações são para impedir a ovulação ou atrapalhar a chegada do espermatozoide. A pílula não é um método abortivo.

tomar muitas pílulas pode prejudicar a saúde?

Sim! A médica recomenda que ela seja tomada no máximo uma vez por ano ou no intervalo de seis meses. “Mulheres que usam com muita frequência, além de prejudicar o próprio organismo por conta do excesso de hormônio, têm a chance de ver a pílula falhar quando utilizada muitas vezes“, explica.

É muito importante ressaltar que esse método só é recomendado quando houver relação sexual desprotegida ou o preservativo estourar, por exemplo.

LEIA TAMBÉM

Mais notícias para você

Entretenimento

Viemos te contar tudo sobre a mais nova teoria da conspiração do Twitter

Comportamento

A todateen te explica por que menstruação e exercício físico não precisam ser inimigos

Comportamento

Para muitas pessoas, carnaval é época de bloquinho e muitos beijos, mas hábito pode trazer riscos reais à saúde

Beleza

Nada de usar aquela sombra esquecida no fundo da gaveta; a gente te explica o motivo