A rapper brasileira MC Soffia, ganhou na sexta-feira (18), o prêmio de Melhor Vídeo Musical na 23º edição do Cine Las Americas International Film Festival. Esse é o primeiro prêmio internacional de uma das jovens negras mais influentes do Brasil. O festival de cinema celebra filmes e vídeos feitos por ou sobre Latinx nos Estados Unidos ou no resto do mundo, bem como filmes e vídeos feitos por ou sobre grupos indígenas das Américas.
“Estou muito emocionada com o prêmio internacional que ganhei, é muito bom saber que minhas músicas são conhecidas no mundo, o clipe Empoderada é especial pela mensagem para as meninas negras, pelo visual, coreografia, dançarinos, equipe de produção e o trabalho da diretora Herotildes Nai, que ficou maravilhoso Sou muito grata por todas as pessoas, meus fãs, que sempre acreditaram em mim, em especial minha família que boa parte é da minha equipe e claro, agradeço muito a minha mãe, Kamilah Pimentel, que cuida da minha carreira com tanta dedicação”, relata Soffia.
O clipe Empoderada foi lançado no dia 11 de outubro de 2020, Dia Internacional da Menina durante o tributo “She ‘s My Hero”, que aconteceu em Los Angeles.
“Acredito muito na nossa potência coletiva e na união de mentes. Fizemos tudo com muito respeito a trajetória da Mc Soffia e a intenção é de evidenciar a potência ancestral que essa menina mulher empoderada carrega”, diz Herotildes Nai, diretora do filme.
A escolha da estética, Afro futurista na construção do clipe proporcionou um arsenal semiótico de composições artísticas em cenário, figurino, maquiagem e edição, a fim de empoderar o corpo da mulher negra, sobretudo, a juventude negra, como condutor de um futuro melhor e mais promissor.
10 anos de carreira
Nos 10 anos de carreira, a rapper MC Soffia, vem conquistando um espaço muito importante no segmento do Hip Hop, educação e movimentos sociais. “Ainda sou muito nova e sei das barreiras que tenho que enfrentar, machismo, racismo, invisibilidade das mulheres negras, mas não desisto porque, acredito nos meus sonhos e amo música”, revela.
A empresária e mãe da MC Soffia, responsável por sua carreira, aposta no trabalho independente e acredita que é um segmento que está crescendo muito.
“A Soffia já recebeu muitos prêmios, mas um prêmio da música no exterior coroa muito todo o trabalho que temos, com poucos recursos e tendo que transpor tantas barreiras, principalmente nesse momento de pandemia. Estou muito orgulhosa e acreditando que tudo vai melhorar e muito, só tenho a agradecer a minha equipe e ao talento da MC Soffia“, encerra Kamilah Pimentel.
A cantora em 2018, foi indicada ao prêmio BET AWARDS, na categoria “Artista Revelação Internacional”, com apenas 14 anos de idade.