Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Por que dormir bem deveria ser uma das metas para o Ano Novo?

Crédito: Shutterstock

Alô, insônia de plantão! Quem sofre com esse problema sabe muito bem o desgaste que gera e como isso acaba afetando o dia a dia. Qualquer coisa que a gente faça, acaba sendo impactada por uma noite de sono ruim, desde se concentrar nos estudos até assistir um filme.

De acordo com a pesquisa “Acorda, Brasil!”, do Persono, 45% a 74% da população brasileira tem problema com o sono, seja na sensação de acordar cansado ou em relação aos problemas de insônia durante a noite. Por esse motivo, a lista de metas para 2022 deve contar com regular o sono entre as prioridades.

Segundo o Persono, startup que tem por propósito melhorar a vida das pessoas por meio do sono, dormir mal influencia no aprendizado, na alimentação, nas relações pessoais e em vários outros aspectos da vida. Assim, tá na hora de virar o jogo, né?

O melhor jeito de concretizar isso é buscando ajuda de um profissional especializado e para te dar aquele encorajamento, vamos te contar cinco motivos para correr atrás de melhorar a saúde do seu sono. Confira!

1. Saúde é bom e todo mundo gosta, né?

O corpo inteiro é beneficiado por uma boa noite de descanso. O sono exerce papel fundamental na prevenção do câncer de mama; diminui risco de doenças cardiovasculares; reduz inflamações; recupera lesões e reduz o risco de diabetes. Ou seja, se dormir quatro horas por noite, em apenas uma semana, o risco de surgir sintomas de pré-diabetes já é alto.
Por isso, pensando na saúde, o mínimo são seis horas e o ideal, para um adulto, são sete a nove horas de sono por dia.

2. Dá um boost na imunidade 

E por falar em saúde, o sono melhora a imunidade, evitando que fiquemos sempre doentes. Durante a noite, quando estamos dormindo, nosso cérebro trabalha a produção de células imunológicas, aumentando a imunidade do sistema.

3. Benefícios para a saúde mental

Não podemos esquecer da saúde mental, né? Em casos de ansiedade, dormir mal contribui para crises intensas no dia seguinte e, a própria doença intensifica distúrbios do sono. É um ciclo e precisa ser olhado com cuidado. Além disso, pesquisas já comprovaram que as pessoas que não dormiram as horas necessárias à noite tendem a ser mais impactadas emocionalmente por eventos de disrupção — como ser interrompido no meio de uma tarefa.


4. Melhora a memória 

Quando estamos dormindo o cérebro passa por fases de sono profundo, onde são consolidadas as memórias, tornando-se permanentes, reforçando aprendizados do dia a dia e até organizando as informações acumuladas. Quando não dormimos direito, não conseguimos lembrar, nem processar, informações novas.


5. Purifica a pele

Sim, além de tudo, o sono também auxilia na limpeza e hidratação profunda da pele. Por exemplo, o colágeno, a sua sintetização está diretamente ligada ao respeito ao ritmo circadiano. Ou seja, ao dormir de noite, quando está escuro, o corpo aliado aos neurotransmissores consegue manter os benefícios efetivos para todo o corpo, incluindo a pele.

Mais notícias para você

Entretenimento

Esse ano já começa com tudo! Nove feriados prolongados para aproveitar e descansar bastante ao longo da temporada

Entretenimento

O ano novo chinês acontece só em fevereiro, mas a gente já adianta o significado!

Comportamento

Comece o ano com vibes positivas com esses novos hábitos

Moda

Branco é paz, amarelo dinheiro? Use as cores ao seu favor para atrair o que deseja para 2023 e arrase na virada