Com oito shows e cerca de 400 mil espectadores, a Soy Rebelde Tour finalizou sua passagem pelo Brasil. No entanto, Anahí precisou se afastar em uma das apresentações e desfalcou o grupo RBD, no dia 18 de novembro. Por conta disso, alguns fãs sentiram falta da loira e foram até a internet pedir o reembolso do show.
De acordo com a advogada Dra. Antilia Reis, para não precisar reembolsar o cliente, a organização precisa avisar com antecedência a ausência de um dos integrantes. Aliás, foi o que aconteceu com o show do RBD.
“Entendo que houve excludente de responsabilidade de reembolso por motivo de força maior. Se os organizadores comunicaram a ausência da Anahí por problemas de saúde grave antes do início do show, quem assistiu aceitou o motivo de força maior e não poderá pedir reembolso”, afirma a advogada.
Porém, em alguns casos em específico, o consumidor poderia solicitar o reembolso. “Quem não assistiu ao show motivado pela ausência da integrante Anahí poderá pedir o reembolso. A compra de ingressos de shows é regulada pelo Código de Defesa do Consumidor por tratar-se de acordo de prestação de serviços. O consumidor somente teria direito ao reembolso se o evento tivesse sido cancelado ou adiado e desde que solicitado no prazo de 7 dias”, pontuou a Dra.
Por fim, ela ainda afirmou que no caso do RBD, que Anahí se afastou por problema de saúde, a organização não é obrigada a reembolsar. “A força maior por motivo de saúde grave é hipótese de exclusão da responsabilidade civil objetiva na relação de consumo entre o consumidor e os organizadores do show e assim, afasta o dever de indenizar do fornecedor”, disse a profissional.