Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Prato verde!

Prato verde = meio ambiente saudável?

Foto: Shutterstock Images

Quais são os tipos de vegetarianos que existem?

* Ovo-lacto-vegetariano: não come carnes (inclusive de frango e peixe), mas come ovos e laticínios.
* Lacto-vegetariano: não come carnes (inclusive de frango e peixe) ou ovos, mas come laticínios.
* Vegano: não come carnes (inclusive de frango e peixe) ovos e laticínios. Em geral, excluem de seus hábitos também o uso de lã, couro, seda, mel e cosméticos que contenham ingredientes animais ou que tenham sido testados em animais. Ou seja, não consomem qualquer produto que seja derivado da exploração de animais.

Comer muuuita carne pode fazer algum mal?

A carne é muito rica em gordura saturada e colesterol, o que aumenta o colesterol ruim de nosso sangue. Além disso, é pobre em fibras e substâncias protetoras, como as vitaminas. O que rola fazer é comer carne, sim, sem diminuir o consumo de vegetais. Assim, você fica com a saúde em dia.

Ter uma alimentação vegetariana pode causar algum dano à saúde?

Que nada! Quando praticada com critério, a dieta vegetariana faz muito bem. Ela é um importante fator de prevenção de doenças crônicas e degenerativas, como as doenças do coração, obesidade, diabetes e algumas formas de câncer. Vegetarianos que praticam uma dieta balanceada têm melhor saúde intestinal, a pele mais saudável e os estudos demonstram que eles têm mais saúde e longevidade. Os benefícios não são apenas imediatos, mas duradouros.

E… como assim tem um jeito ecológico de criar gado?

Isso existe, sim! Uma das formas seria melhorar a qualidade das pastagens e, então, concentrar os animais em menores áreas, evitando desmatamentos e queimadas. Outra opção é plantar leguminosas e deixar uma porcentagem de cobertura vegetal presente na pastagem. Um solo sem cobertura vegetal funciona como um espelho que devolve calor ao espaço, tornando as temperaturas mais altas.

Existe diferença entre a poluição por meio gás carbônico e por meio do metano?

Os dois gases são responsáveis pelo efeito estufa e influenciam de forma igual a mudança do clima no nosso planeta. A única diferença é que o gás carbônico é liberado pela queima de combustíveis fósseis e o metano, por processos naturais, como decomposição de lixo orgânico, digestão de animais herbívoros e na extração de combustíveis minerais (petróleo). Para diminuir os impactos desses gases, o jeito é repensarmos os hábitos. Por exemplo: andar mais de ônibus ou a pé (pegar carona é uma boa!) e procurar saber se os alimentos que você consome são produzidos de forma ecologicamente correta.

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você